quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alguns Romances de Nicholas Sparks

nir-sparks02730Nicholas Sparks nasceu em 31 de dezembro de 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Por suas excelentes notas no colegial, foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame, onde se formou em Economia no ano de 1988. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. No período que ele ficou em recuperação, sua mãe sugeriu que ele escrevesse, já que ele não poderia estar se movimentando. Idéia esta que foi aceita por Nicholas. Oito semanas depois, estava pronto o seu primeiro romance - "A Passagem", um livro que nunca foi publicado. Ele faz questão de deixá-lo descansar no cemitério literário do tipo - seu sótão - e ainda o mantém escondido depois de todos estes anos, juntamente com seu segundo romance, "The Royal Murders", também nunca publicado. No verão de 88, ele conheceu Cathy (sua esposa) na Flórida. Ela era de New Hampshire e eles chegaram a trocar mais de 150 cartas antes de casarem em 1989. Seus dois livros foram rejeitados por editores na época, então ele decidiu concentrar-se em outra carreira. Foi durante algum tempo representante de vendas de produtos farmacêuticos até que, pensando em como levava sua vida e carreira, decidiu que poderia viver com o fracasso de não ser um escritor, mas jamais poderia viver sem ter tentado se dar uma chance mais uma vez. Então, após escrever Wokini em parceria com Billy Mills, um amigo de longa data e medalhista de ouro olímpico, e que foi um sucesso de vendas regional (cerca de 50 mil cópias) - sucesso esse devido principalmente ao reconhecimento do nome de Billy Mills – decidiu dar-se três oportunidades - três romances mais - e se nenhum deles fosse publicado, ele seria capaz de aceitar que não era para ele ser um escritor (graças a Deus ele não desistiu!). 

Seu primeiro romance lançado foi O Caderno de Noah – Diário de uma Paixão (The Notebook), e que foi transformado em filme quando a Warner Books comprou seus direitos por US $ 1.000.000. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros e filmes de sucessos como Uma Carta de Amor (Message in a Bottle), Um Amor Para Recordar (A Walk to Remember), Noites de Tormentas (Nights in Rodanthe),  entre outros.

Nicholas Sparks consegue com tanta facilidade descrever tanto o lado feminino quanto o lado masculino de uma mesma questão. Seus livros são pura emoção e sentimentos. Ele está entre os meus autores preferidos. Já assisti mais de cem vezes Diário de uma Paixão, e sempre continuo chorando emocionada com esse amor tão intenso. Recomendo.

Eis alguns filmes e livros desse fabuloso romancista…

 

A Última Música (The Last Song)

A última Música - livroA última música - filmeAno: 2010

Direção: Julie Anne Robinson

Duração: 107 min

Gênero: Romance; Drama

Livro: 400 pág.

Elenco: Miley Cyrus (Ronnie Miller); Greg Kinnear (Steve Miller); Bobby Coleman (Jonah Miller); Liam Hemsworth (Will Blakelee);

O filme difere um pouco do livro, mas a essência é a mesma. Fala sobre a vida de uma adolescente de dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de um vitral que será a peça central da igreja local, que foi destruída em um incêndio. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida.

Basicamente é um filme para adolescente que traz uma lição sobre confiança, amizade e amor. Eu, particularmente, prefiro o livro que, como todos os outros do autor, é fabuloso na intensidade dos sentimentos, na riqueza de detalhes e na maneira que mexe com a gente e nos faz ver os dois lados de uma relação – pai e filha. Vale muito ler o livro. Achei o filme muito fraco que não faz jus ao livro.

transy_EXCELENTE
O Livro

transy_FRACO
O Filme

Querido John (Dear John)

Querido John - livroQuerido JohnAno: 2010

Direção: Lasse Hallström

Duração: 102 min.

Gênero: Romance

Livro: 275 pág.

Elenco: Channing Tatum (John Tyree), Amanda Seyfried (Savannah Curtis), Henry Thomas (Tim Weldon), Richard Jenkins (Mr. Tyree).

Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.

Um filme fofo, para adolescentes apaixonadas! Nada de mais. Gostei. Bonitinho. Pena que ainda não li o livro, pois creio que deva ser bem melhor que a película!

transy_BOM 

Diário De Uma Paixão (The Notebook)

Diário de uma Paixão - Livro (O caderno de Noah) Diário de uma Paixão - filme Ano: 2004

Direção: Nick Cassavetes

Duração: 123 min.

Gênero: Romance; Drama

Livro: 172 pág. (lançado no Brasil com o nome O Caderno de Noah)

Elenco: Rachel McAdams - Allie Hamilton (jovem); Gena Rowlands - Allie Hamilton; Ryan Gosling - Noah Calhoun (jovem); James Garner - Noah Calhoun (Duke)

Um homem visita regularmente uma senhora que está doente. Dia a dia, capítulo a capítulo, ele conta a ela uma história de amor entre dois jovens - Noah e Allie - escrita num diário. Completamente apaixonados um pelo outro, os personagens da história viviam um sonho. Até a família de Allie decidir que, embora Noah fosse um bom moço, o rapaz não servia para ela. Então, por imposição da família, Allie é separada de Noah. Após muitos anos e diversos obstáculos, Allie, então noiva de outro homem, reencontra Noah, e tem que decidir com quem quer passar o resto de sua vida.

"A razão porque a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá."

Prepare os lenços e o balde, pois você irá se desmanchar em lágrimas com esse belíssimo filme que envolve drama, romance e um amor incondicional que a tudo supera! Não pense nos clichês que vemos por aí, pois o diretor – Nick Cassavetes – foi muito talentoso em transformar o popular livro de Nicholas Sparks, em um filme ultra romântico e que respeita a inteligência do espectador. Está entre os meus favoritos.

transy_EXCELENTE

Uma Carta De Amor (Message in a Bottle)

message-in-a-bottleUma Carta de AmorAno: 1999

Direção: Luis Mandoki

Duração: 131 min.

Gênero: Drama

Livro: 384 pág.

Elenco: Kevin Costner (Garret Blake); Robin Wright Penn (Theresa Osborne); Paul Newman (Dodge Blake).

Após um divórcio doloroso, Theresa Osborne (Robin W.Penn) preenche sua vida cuidando de seu filho Jason e trabalhando como pesquisadora do jornal Chicago Tribune. Certo dia, passeando pela praia, Thereza encontra uma garrafa contendo uma carta comovente e apaixonada, assinada apenas por 'G' . A poesia e o sofrimento da carta atinge Theresa e a faz dar início a uma busca pelo autor, levando-a até a Carolina do Norte. Lá ela conhece Garret Blake (K. Costner), um construtor de barcos que desde a morte de sua mulher, carrega consigo a tristeza de uma vida solitária, exceto pelo relacionamento com seu pai, Dodge (P. Newman), que tenta fazer com que seu filho pare de sofrer, e encontra em Theresa uma nova chance do filho encontrar a felicidade.

É um romance cheio de suspense e intensidade emocional que relata a fragilidade do amor e ao mesmo tempo o seu poder. Um filme triste, mas romântico. Gostei...

transy_BOM


Um Amor para Recordar (A Walk To Remember)

a-walk-to-rememberum_amor_para_recordarAno: 2002

Direção: Adam Shankman

Duração: 100 min.

Gênero: Romance; Drama

Livro: 224 pág. (somente em inglês)

Elenco: Shane West (Landon Rollins Carter); Mandy Moore (Jamie Elizabeth Sullivan)

Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante, filha de pastor e que vive num mundo total mente diferente do seu. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. Jamie nunca imaginou conversar com Landon, quanto mais se apaixonar perdidamente por ele. Mas o destino que os uniu, vai também lhes pregar uma peça.

Um Amor para Recordar é o Romeu e Julieta do Século 21. Um filme inesquecível que merece ser descoberto. Muito fofo!!!

transy_EXCELENTE 
Noites de Tormenta (Nights in Rodanthe)

Noites de Tormenta - livroNoites de Tormenta Ano: 2008

Direção: George C. Wolf

Duração: 97 min

Gênero: Romance; Drama

Livro: 176 pág.

Elenco: Richard Gere (Dr. Paul Flanner); Diane Lane (Adrienne Willis).

Noites de Tormenta acompanha as vidas de Adrianne Willis e Paul Flanner. Ela, uma mulher de 60 anos que dedicou sua vida aos filhos, netos e ao trabalho, e que ainda acredita em amor como condição essencial para uma vida plena. Ele, um médico conceituado com problemas de relacionamento com o filho. Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali espera encontrar a tranqüilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam: seu marido pediu para voltar para casa e sua filha adolescente critica todas suas decisões. Pouco depois de sua chegada, ouve-se a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Flanner chega à cidade. Único hóspede da pousada, ele não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência. Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em um final de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças para ambos, repercutindo pelo resto de suas vidas.

É uma estória que revela dúvidas, conflitos, contradições, cicatrizes e dores carregados pelo destino que uniu este casal e o efeito que essa união tem sobre o amadurecimento familiar de cada personagem. Um filme bonito, e como sempre, Richard Gere impecável!

transy_INTERESSANTE

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails