quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jane Austen – Parte 4

 Persuasão (Persuasion - BBC)

Persuasion 2007Ano: 2007

Direção: Adrian Shergold

Duração: 120 min.

Gênero: Romance; Drama

Elenco: Sally Hawkins (Anne Elliot); Alice Krige (Lady Russell); Rupert Penry-Jones (Captain Wentworth); Anthony Head (Sir Walter Elliot); Julia Davis (Elizabeth Elliot).



 

Persuasion 1995

Ano: 1995

Direção: Roger Michell

Duração: 107 min.

Gênero: Romance; Drama

Elenco: Amanda Root (Anne Elliot); Ciarán Hinds (Captain Frederick Wentworth); Susan Fleetwood (Lady Russell); Corin Redgrave (Sir Walter Elliot); Fiona Shaw (Mrs. Croft); John Woodvine (Admiral Croft); Phoebe Nicholls (Elizabeth Elliot); Samuel West (Mr. Elliot); Robert Glenister (Captain Harvile);

 

Persuasão é talvez um dos mais pessoais romances de Jane Austen. A idéia central para a história, amar alguém, mesmo quando a esperança se vai, vem de uma incidência terrível, na vida da irmã mais velha de Jane, Cassandra. Muito jovem, Cassandra foi noiva de um oficial da Marinha, que por uma fatalidade morreu no mar antes deles casarem. Ele procurava fazer fortuna para poderem se estabelecer. Por isso, Cassandra manteve-se solteira, cuidando da casa de Jane, enquanto a irmã escrevia seus romances. Provavelmente, Jane escreveu este livro na intenção de dar um final feliz a triste história de sua irmã.

Esta é a estória de Anne Elliot e Frederick Capitão Wentworth. Oito anos antes do início do filme, Anne - na idade de 19 - foi pedida em casamento por Wentworth. No entanto, seu pai Sir Walter Elliot e, especialmente, uma grande amiga da família, Lady Russell, convenceram Anne em romper o noivado. Apesar dos sentimentos mútuos de ambos os lados, Wentworth não era considerado digno o bastante na classificação e riqueza.

Oito anos mais tarde, devido aos gastos descuidados de Sir Walter e de sua filha mais velha – Elizabeth -, a família encontra-se em dificuldades financeiras. Por esse motivo, eles saem da mansão para alugá-la e vão morar em Bath. Anne é deixada para trás, para cuidar da mudança e de uma irmã que está doente – Mary – que é casada com Charles e é mãe de dois filhos.

A trama começa quando a mansão da família é alugada ao Almirante Croft e sua esposa, e esta, por sua vez, é irmã mais velha de Frederico Wentworth.

O Capitão Frederick Wentworth agora é um homem rico e vive cercado de belas mulheres. Anne continua amando-o, mas agora com a certeza de que ele jamais será seu.

Essa é a deixa para a trama. Como muitas das heroínas de Jane, Anne gosta de ler, fazer longas caminhadas e conversas inteligentes, mas no que se refere aos seus sentimentos, ela sofre calada. Uma mulher prestativa e amiga, que não já não liga mais para os padrões da severa sociedade do século 19.

Na versão de 1995, com Amanda Root e Ciaran Hinds, apesar deles não terem a beleza física da versão de 2007, eles conseguem transmitir mais intensamente as fortes emoções reprimidas destes dois personagens tão fascinantes.

Já na versão de 2007, com o gato do Rupert Penry-Jones, como o capitão Frederick Wentworth, e Sally Hawkins, como Anne Elliot, ela é comovente e cativante e ele, mais arrojado e bonito, mas com uma atuação um pouco mais branda do que a de Ciaran, para um personagem tão marcante.

No geral, é um belo romance, e um dos meus favoritos de Jane Austen. Um filme muito fofo e leve como a brisa do mar... Abra a coca-cola, pegue a pipoca, junte as amiguinhas e divirta-se. Vale conferir.

transy_EXCELENTE

Um comentário:

  1. Sou muito fã também do capitão Frederick Wentworth e este filme é fofo demais!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails