sábado, 17 de julho de 2010

Jane Austen – Parte 1

Amor e inocência (Becoming Jane)

becoming_jane_2007 Ano: 2007

Direção: Julian Jarrold

Duração: 120 min.

Gênero: Romance; Drama

Elenco: Anne Hathaway (Jane Austen); James McAvoy (Tom Lefroy); Julie Walters (Sra. Austen); James Cromwell (Reverendo Austen); Maggie Smith (Lady Gresham).

Romance baseado na biografia da famosa escritora inglesa Jane Austen. Nascida em 1775, filha de um pastor anglicano, Jane vivia inserida na sociedade rural de Hampshire e começou a escrever, ainda na adolescência. Vivia de bailes, passeios e jogos de críquete. Numa dessas ocasiões ela conhece o jovem advogado irlandês Tom Lefroy, por quem acaba se apaixonando, ao mesmo tempo em que o despreza por sua postura esnobe. Eles não podem se casar por amor, o que gera um enorme drama para o jovem casal. Seu relacionamento com ele a inspira na criação de personagens para seu mais famoso romance, Orgulho e Preconceito. Dizem que Mr. Darcy foi inspirado em Tom Lefroy.

Nesse belo filme, ficam claros os conceitos que Jane aplica em seus livros, onde acertos financeiros, inúmeras convenções e diferenças sociais intransponíveis, servem de base para mostrar, com uma visão crítica, como estes fatores se sobrepõem várias vezes sobre o amor, influenciando na relação homem x mulher. Um retrato do que era a sociedade inglesa do século XIX.

Jane Austen transformou o seu frustrante e infeliz caso de amor em base para alguns de seus melhores romances, mas com uma grande diferença... Ela, na vida real, acabou só, enquanto suas heroínas podem até sofrer bastante, e como ela dizia “mas sempre terão finais felizes”.

Uma atenção especial para Anne Hathaway que interpreta maravilhosamente bem Jane Austen.

Meu conselho: para assistir a obra completa de Jane Austen, comece por esse filme, assim fica mais fácil de entender cada personagem de sua literatura.

transy_EXCELENTE

Um comentário:

  1. Este filme é tão fofo! Não sabemos verdadeiramente a real história entre a Jane Austen e Tom Lefroy, mas amei a proposta do filme e não tem como não ficar triste um pouco pela nossa querida autora não ter tido o seu final feliz.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails