segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ode aos Beatles – Parte 1

Across The Universe

across DVD Ano: 2008

Direção: Julia Taymor

Duração: 133 min.

Gênero: Romance; Musical

Elenco: Jim Sturgess (Jude Feeny); Evan Rachel Wood (Lucy Carrigan); Joe Anderson (Maxwell "Max" Carrigan); Dana Fuchs (Sadie); Martin Luther McCoy (Jojo); T.V. Carpio (Prudence); Bono (Dr. Robert); Salma Hayek (Enfermeira); Joe Cocker (Cafetão/Mendigo/Hippie)

Across the Universe é uma ode as canções dos Beatles, ou seja, se você A-M-A Beatles, você vai amar, com toda certeza, esse filme.

Esse é um conto de amor que tem como pano de fundo a América dos anos 60, com a Guerra do Vietnã e toda a instabilidade emocional e psicológica que isso gerou nos jovens da época. JudeO jovem inglês Jude sai de Liverpool em busca do pai, que mora nos Estados Unidos. Nessa busca ele conhece Max , irmão de Lucy, por quem Jude se apaixona. Os amigos vão morar em Nova York, no apartamento de uma cantora em início de carreira, Sade, e logo vão conhecer Jojo e Prudence. Forma-se o ciclo de amizade que envolve a trama.

Nas mãos talentosas de Julie Taymor (direção e colaboração no roteiro) a produção ficou impecável. Você vê claramente as referências à época: a contracultura, a geração hippie, drogas e os movimentos sociais anti Guerra do Vietnã. É uma estória da procura da alma, duvidar de si mesmo e de impotência individual, habilmente conduzida por uma multiplicidade de canções dos Beatles. Todas as canções escolhidas para o filme se encaixam perfeitamente, e ajudam a contar a história e os dramas vividos pelos personagens. Os atores/cantores são na maioria desconhecidos do grande público, mas cumprem com o seu papel perfeitamente. Um destaque especial para Jim Sturgess – jovem ator inglês – que possui uma belíssima voz, mesmo cantando à capela.  Para fãs maníacos, que é o meu caso, existem alusões da vida e momentos dos Beatles durante todo o filme. Vale conferir os pequenos detalhes...

Outro detalhe que não pode passar despercebido: dois personagens lembram visualmente e vocalmente dois monstros sagrados do rock dos anos 60, Sadie que é  um cover claro de Janis Joplin e Jojo, a réplica quase idêntica de Jimi Hendrix.

Atenção: esta produção pode alterar para sempre a forma como você pensa sobre sua canção favorita dos Beatles.

A trilha sonora é excepcional. Farei um post separadamente.

Assistam ao filme e delirem. Vale cada segundo, cada canção e cada suspiro.  

transy_EXCELENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails