segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um Poço de Histórias e Lendas

clip_image002[7]       Bucólico bairro da Zona Norte da cidade do Recife, o Poço da Panela está situado entre a Casa Forte e o Rio Capibaribe. Cheio de casarões antigos, alguns de arquitetura colonial, e ruas com calçamento de pedra que nos transportam a um outro período da história do Brasil, onde ainda existiam senhores de engenho, sinhazinhas e escravos. Adoro passear por essas ruas que me dão esta sensação de estar numa outra época, em outro século. É como se o passado teimasse em ficar presente.

1. Origem do nomeclip_image004[7]

      Conta-se que no início do século XVIII, por não ter água potável nessa região, e os moradores necessitavam buscar água em outras localidades, o que era um transtorno para quem vivia na época das carroças. Segundo o historiador Sebastião de Vasconcellos Galvão, em seu Diccionario Chorographico, Historico e Estatistico de Pernambuco (Edição de 1908), uma nascente foi encontrada no vilarejo e logo começaram a escavar, a fim de melhor aproveitar a água e para sustentar as paredes do poço foi posta uma panela de barro com o fundo aberto no fundo da escavação. O local ficou conhecido como Poço da Panela. clip_image006[4]

      O famoso poço que dá nome ao bairro encontra-se selado no terreno ao lado da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no centro do bairro, que na época fazia parte do Engenho da Casa Forte.

clip_image008[4]      Em 1746, uma febre maligna e epidêmica assolou toda a região do Recife. Para combater este mal, os médicos receitaram banhos nas milagrosas águas do Capibaribe. Isso fez com que a região do Poço da Panela fosse rapidamente ocupada, pois era um dos melhores lugares para veraneio às margens do rio. Hoje, infelizmente, estes banhos não são mais possíveis, devido à grande poluição do rio Capibaribe. Mas o bairro continua sendo um dos mais arborizados e belos do Recife.

clip_image010[4]2. Igreja Nossa Senhora da Saúde

      A Igreja que hoje vemos não é a original, que era menor e mais baixa. Ela foi reformada e ampliada em meados do século XIX.

      Em meados do século XVIII, o Capitão Henrique Martins era o proprietário do arraial do Poço da Panela, e este fez uma promessa à N.Sra. da Conceição de doar o terreno para levantar uma capela, para que sua esposa se currasse de uma grave enfermidade.

      Em 1770, o casal realizou a doação do terreno “aos moradores do Poço da Panela, e não a pessoa alguma particular, para nela se edificar uma capela e nela colocar-se a imagem da Virgem Santíssima, com a invocação de Nossa Senhora da Saúde”.Busto José Mariano

3. José Mariano

      Ao lado da Igreja está a casa do abolicionista José Mariano Carneiro Cunha. Um busto do grande tribuno e fundador do Clube do Cupim – instituição que defendia os escravos fugidos – encontra-se em frente ao pátio lateral da igreja, juntamente com uma imagem de um negro de peito nu, tendo nos pulsos correntes quebradas: símbolo da vitória diante a opressão.

      Existem lendas de que a imagem do negro ganha vida durante as madrugadas e anda pelas ruas do bairro. Alguns moradores contam que a região é assombrada e que fatos sobrenaturais acontecem nos velhos casarões. O que se sabe, na verdade, é que o Poço da Panela mantém a beleza de seus casarões e a maravilhosa sensação de que o tempo não passou por ali.

      Entre no Poço pela Estrada Real do Poço, e siga nela até o fim, pois termina em frente a Igreja N. Sra. Da Saúde. No caminho, aproveite para ver cada detalhe dos belos casarões e fique imaginando as histórias e lendas que cercam o lugar...

Casarões do Poço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails