terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quem nunca mentiu, atire a primeira pedra

O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying)

O Primeiro Mentiroso Ano: 2009

Direção: Ricky Gervais; Matthew Robinson

Duração: 100 min.

Gênero: Romance; Comédia

Elenco: Ricky Gervais (Mark Bellison); Jennifer Garner (Anna McDoogles); Jonah Hill (Franco); Louis CK (Greg); Jeffrey Tambor (Anthony); Fionnula Flanagan (Martha Bellison); Rob Lowe (Brad Kessler); Tina Fey (Shelley); Donna Sorbello (Mãe da Ana).

Todas as pessoas, políticos, publicitários, homens e mulheres falam a verdade e a mais pura verdade sem pensar nas conseqüências. Mas quando um escritor medíocre chamado Mark repentinamente desenvolve o poder de mentir, ele vê que a desonestidade tem seus benefícios. Num lugar onde se acredita que toda a palavra dita é a verdade, Mark facilmente consegue a fama e a fortuna. Ele pode conseguir qualquer coisa que queira... mas a única coisa que ele realmente quer é o amor de uma garota chamada Anna, e ela é a única pessoa que ele não pode levar na mentira.

Tudo bem que a sinopse do filme é bem clichê, mas imagine vivermos em um mundo onde ninguém fala mentiras e fala tudo o que pensa, sente e sem nenhum subterfúgio? Visualizou? Um horror! Pânico total! Pois é, exatamente em um mundo assim que vivem os personagens dessa estória fantasiosa.

Num mundo regido de pequenas e grandes mentiras como o que vivemos, é quase impossível de imaginar uma situação tão hilária e desconcertante. Para se viver bem em sociedade, acabamos falando pequenas mentiras no nosso dia a dia, seja num simples “bom dia” para aquela pessoa que achamos extremamente desagradável, ou quanto nos mandam fazer algo e respondemos “sim, senhor”. Se não fosse a mentira cordial que rege a boa educação, talvez diríamos um “vai a merda” para o ser desagradável, ou um “dane-se” para a ordem imposta. Seria o caos. Como os presidentes iriam mentir em rede nacional? E as religiões? Como seriam? E os relacionamentos? Iiiiiii, nem consigo imaginar! Seria o apocalipse.

Tirando o romance (que é super clichê), é um filme muito interessante que tem um conceito genial de que precisamos de pequenas mentiras para vivermos bem e em sociedade.

Com um elenco caprichado e recheado de caras famosas em papéis pequenos, tive a nítida impressão de que todo mundo queria uma ponta nessa estória. Veja o barman (Philio Seymour Hoffman) e o guarda de trânsito (Edward Norton), entre outros.

Diversão garantida, bem ao estilo de humor inglês, mesmo sendo uma produção americana. Vale conferir.transy_INTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails