sábado, 11 de setembro de 2010

Charles Dickens detona advogados

Bleak House (BBC - 2005)

Bleak House Ano: 2005

Direção: Justin Chadwick (9 episódios); Susanna White (6 episódios)

Roteiro: Andrew Davies (baseado na obra de Charles Dickens)

Duração: 510 min.

Gênero: Drama

Categoria: Mini-série

Elenco: Anna Maxwell Martin (Esther Summerson); Denis Lawson (John Jarndyce); Carey Mulligan (Ada Clare); Gillian Anderson (Lady Dedlock); Tom Georgeson (Clamb); Charles Dance (Mr. Tulkinghorn); Patrick Kennedy (Richard Carstone); Timothy West (Sir Leicester Dedlock); Burn Gorman (Guppy); Hugo Speer (Sargento George); Pauline Collins (Miss Flite); Philip Davis (Smallweed); Di Botcher (Mrs. Woodcourt); Alun Armstrong (Bucket); Anne Reid (Mrs. Rouncewell); Lilo Baur (Hortense); Harry Eden (Jo).

Adaptação do romance de Charles Dickens que apresenta um painel da sociedade inglesa do Século 19 desde os mais altos círculos da nobreza até as crianças abandonadas que vagavam pelas ruas sombrias da Londres. Todo esse universo humano gira em torno de um processo judicial que, arrastando-se durante muitos anos, perdeu qualquer sentido e transformou-se - no dizer de um dos personagens - num monumento ao sistema judicial inglês, ao que ele tinha de absurdo e desumano.

Mais uma obra prima de Charles Dickens adaptada de forma majestosa por Andrew Davies, já considerado o mago dos clássicos de época. É dele também a adaptação de Orgulho e Preconceito (BBC - 1995 – com o Colin Firth).

Esta versão de Bleak House é ousada, tem um ritmo notável e agarra-nos do princípio ao fim. Recheado de interpretações incríveis, das quais se destaca Gillian Anderson – a famosa agente Dana Scully de Arquivo X -, este é sem dúvida um filme com todos os ingredientes dos grandes contos de Dickens, o mistério de um crime, uma história de amor, o gênio humorístico e o atormentado escândalo do romance adaptado aos nossos tempos.

Na seqüência de um interminável julgamento, três jovens vão à procura do seu lugar no mundo. A sua história avança rapidamente - serpenteando por entre uma incrível variedade de personagens, de jovens apaixonados a impiedosos advogados (ele mostra o pior lado da advocacia), de uma beldade aristocrática fria como o gelo e um perspicaz e incansável detetive - até um clímax final inquietante.

Mas mesmo com todos estes personagens envolventes, por ser em 15 capítulos, a trama as vezes chega a cansar, mas vale o tempo que se leva para assistir a todos os episódios, pois Bleak House é considerado um dos melhores dramas policiais do século 19 e essa adaptação está perfeita.transy_BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails