terça-feira, 3 de agosto de 2010

Look back... Look back at me.

North and South (2004 - BBC)

MINI SÉRIE BBC - NORTH & SOUTH - 2004 Ano: 2004

Direção: Brian Percival

Duração: 223 min.

Gênero: Drama; Romance

Categoria: Mini-série

Elenco: Daniela Denby-Ashe (Margaret Hale); Richard Armitage (John Thornton); Sinead Cusack (Hannah Thornton); Lesley Manville (Maria Hale); Tim Pigott-Smith (Richard Hale); Pauline Quirke (Dixon); Brendan Coyle (Nicholas Higgin).

North & South é um romance baseado na obra de Elizabeth Gaskell, que se passa na era vitoriana, meados do século XIX. Foi produzido em formato de mini-série, pela BBC, em 4 capítulos. Conta a estória de Margaret Hale, uma jovem criada no Sul da Inglaterra, e que tem que se mudar para o Norte, depois que seu pai decidiu sair do clero. A família se esforça para ajustar-se a vida na cidade industrial de Milton, onde passam a conviver com os Thornton, uma família orgulhosa dona de um moinho de fiação de algodão. No entanto, Margaret começa gradativamente a se estabelecer na cidade e com isso, desperta sua consciência social e aprende a ver a pobreza, quando acaba fazendo amizade com alguns dos trabalhadores da fábrica dos Thornton, contrariando assim o poderoso John Thornton, de quem ela não simpatiza e tem uma clara certeza de que ele representa tudo que ela não gosta no caráter e nem nas maneiras da sociedade do Norte.

Uma infinidade de eventos acontece para que John e Margaret fiquem cada vez mais certos de que não se suportam. Ela tem um temperamento genioso e fala tudo o que pensa e sente; ele, por sua vez, é rude, orgulhoso, um homem acostumado à dureza do trabalho e do esforço para vencer na vida. São dois gênios difíceis, mas apaixonante. Tinha que dar romance...

John and MargaretAlgumas particularidades sobre a série:

A BBC tinha poucas expectativas para a série, pois não foi bem divulgada e passou quase despercebido pela crítica. As audiências, no entanto, foram mais receptivas; horas após o primeiro episódio ir ao ar, em novembro de 2004, o quadro de mensagens do site do programa caiu, devido a um crescente número de acessos. Este súbito interesse na série foi atribuído a Richard Armitage, um desconhecido ator (na época), cuja forma de retratar o emocionalmente contido John Thornton, traçou paralelos com Colin Firth, que é o retrato de Fitzwilliam Darcy na mini-série Pride and Prejudice, de 1995, outro grande sucesso da BBC. Em uma entrevista posterior ao lançamento, Armitage afirma que a série foi um sucesso por causa da paisagem industrial "e a atenção que a série proporcionou às classes operárias e a maneira como elas se desenvolvem". A reação à série foi uma surpresa para a BBC, que então decidiu liberar North & South em DVD, em 11 de abril de 2005.

A atriz Daniela Denby-Ashe fez inicialmente teste para o personagem Fanny Thornton, e não tinha o teste para o papel de Margaret Hale, mas com sua “franqueza, energia e encanto” (como disse o diretor), bem como a química que teve com candidato a co-estrela Richard Armitage, foi decisiva para ela ganhar o papel de Margaret Hale. Já Richard Armitage foi o primeiro ator a ler para o papel de John Thornton e, embora seu desempenho tenha impressionado o produtor (Kate Bartlett) e o diretor de elenco (Jill Trevellick), eles ainda tiveram que ver muitos outros Thornton possíveis. Após três semanas de testes, Trevellick decidiu recapitular as audições anteriores e, percebeu que Armitage foi "perfeito" para o papel.

E eu pensando que Mr. Darcy era o cara! Doce engano o meu! Quem não viu, assista! John Thornton! Grave esse nome, esse filme, esse homem! Richard Armitage transformou esse personagem de Elizabeth Gaskell no maior sonho de consumo das românticas de todo o mundo! O homem é duro, aparentemente insensível, mas com um olhar de levantar qualquer velhinha do túmulo! O homem é perfeito! Por isso ele é um personagem, e não é de contos de fadas... Mas mesmo assim, não tem como não soltar um suspiro ou torcer pelo amor de Mr. Thornton e Margaret.

Look back... Look back at me"Look back... Look back at me." 

No site da BBC, em 2004 foram eleitos pelo público:

North & South foi eleito "Melhor Drama";

Richard Armitage foi votado " Most Desirable Drama Star " e "Melhor Ator";

Daniela Denby-Ashe foi votada "Melhor Atriz”;

Sinead Cusack ficou em terceiro para “Melhor Atriz”;

E três diferentes cenários foram votados como "Favourite Moments", com a cena final, vencendo como o número um.

Para Richard Armitage, a reprodução do Moinho em North & South teve especial relevância, pois seu avó era um tecelão.

Eu acabei de ver a série completa e ainda estou exultante! É um filme romântico, sem ser meloso ou fútil, que explora a paixão e a efervescência contida entre duas pessoas muito diferentes que se apaixonam, apesar das vicissitudes que conspiram em sapará-los. Posso dizer, sem sombra nenhuma de dúvida, que hoje este é o segundo filme do meu TOP 10. E que, Mr. Darcy me perdoe, mas JOHN THORNTON é o cara!

Para finalizar: ASSISTAM, ASSISTAM, ASSISTAM! P-E-R-F-E-I-T-O! 

transy_EXCELENTE

3 comentários:

  1. Mr. Darcy e Thorton tão ali, párea a párea... a cena do "Look back... look at back at me" é de quebrar corações.

    ResponderExcluir
  2. "E que, Mr. Darcy me perdoe, mas JOHN THORNTON é o cara!" É ISSO AÍ!!!!!!!

    Antes eu considerava o desempenho do Macfadyen em "Orgulho e Preconceito" como "muito bom", era um referencial para mim, inclusive por ser admiradora do Sr. Darcy, que também tinha como nº 1.
    No entanto, ao conhecer John Thornton, no livro (que mostra mais detalhes, é claro...) e ao encontrar "NORTH and SOUTH", série da BBC dublada no You Tube, com aquele elenco grandioso e o MARAVILHOSO RICHARD ARMITAGE, APAIXONEI!!! Eu ME ENCANTEI com sua ATUAÇÃO ÍMPAR, IMPECÁVEL, com sua VOZ MARCANTE e ainda com seus OLHOS AZÚIS que lançam olhares que fazem o SrºDarcy um parecer adolescente... Thornton é MAIS REAL, tem DEFEITOS e VIRTUDES, é MAIS TANGÍVEL... Erra, mas pede desculpas.... INESQUECÍVEL!!!!

    Em minha opinião, O Armitage é muito mais ATOR! Até no quesito voz ele ganha! :)

    Saí à " procura de ARMITAGE" (rsrsrsrs) e vi tb "The Impressionists" - BBC, em que ele foi Claude MONET: FANTÁSTICO. Em Robin Hood ele foi o vilão GUY, conflitado, introspecto, um arraso, que ROUBOU a cena - e o seriado- (especialidade do RA) do mocinho Robin, que ficou com cara de Justin Bieber, segundo os comentários da net (quase morri de rir, e o pior é que parecia, devido ao contraste com o desempenho e o porte de RA!)...

    ESTE SIM,É O CARA, ELE será Thorin em The Hobbit (ele vai ser o Rei dos Anões - que desperdício daqueles quase 1,90!, está irreconhecível...), a ser lançado no final do ano, ele já está divulgando.

    Guardem esse nome: RICHARD ARMITAGE - ele não é só bonito, ele é um GRANDE ATOR!!! Tenho visto muitos trabalhos dele, e ele é uma pessoa totalmente diferente a cada um deles. Tenho certeza que se ele tivesse feito o Srº Darcy no Filme O&P, teria ESTOURADO aqui no Brasil... Confiram seus trabalhos, tem até leitura de romances....com aquela voz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, procure na Livraria Cultura que tem a série completa da BBC, vale o preço. E o Richard é realmente um arraso!!! Bjs

      Excluir

Related Posts with Thumbnails