terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais um clássico na BBC...

Little Dorrit (2008 - BBC)

Little Dorrit BBC 2008 Ano: 2008

Direção: Adam Smith (6 episódios); Dearbhla Walsh (5 episódios); Diarmuid Lawrence (3 episódios)

Roteiro: Andrew Davies (baseado no romance de Charles Dickens)

Duração: 452 min.

Gênero: Drama; Romance

Categoria: Mini-série

Elenco: William Dorrit (Tom Courtenay); Frederick Dorrit (James Fleet); Amy Dorrit (Claire Foy); Fanny Dorrit (Emma Pierson); Edward Dorrit (Arthur Darvill); Arthur Clennam (Matthew Macfadyen); Mrs Clennam (Judy Parfitt); Jeremiah Flintwinch (Alun Armstrong); Affery Flintwinch (Sue Johnston); Maggy(Eve Myles);Mr Meagles (Bill Paterson); Mrs Meagles (Janine Duvitski); Pet Meagles (Georgia King); Tattycoram (Freema Agyeman); Daniel Doyce (Zubin Varla); Mrs Merdle (Amanda Redman); Mr Merdle (Anton Lesser); Edmund Sparker (Sebastian Armesto); Mr Chivery (Ron Cook); John Chivery (Russell Tovey); Mr Plornish (Jason Watkins); Mrs Plornish (Rosie Cavaliero); Mrs General (Pam Ferris); Rigaud (Andy Serkis); Cavalletto (Jason Thorpe); Henry Gowan (Alex Wyndham); Miss Wade (Maxine Peake); Mr Pancks (Eddie Marsan); Flora Finching (Ruth Jones).

Little Dorrit é uma série para televisão produzida pela BBC em parceria com a americana PBS (WGBH Boston), em 14 episódios, sendo o 1º e o último com 60 minutos e os demais com 30 minutos de duração, o que torna a série uma tanto cansativa para assistir de uma só vez. O roteiro de Andrew Davies é baseado no romance do mesmo título de Charles Dickens, publicado originalmente entre 1855 e 1857. Ganhou sete prêmios Emmy, incluindo melhor minissérie, melhor direção (Dearbhla Walsh) e melhor roteiro (Andrew Davies).

Esta é a estória de Amy Dorrit (Little Dorrit), 21 anos, filha do orgulhoso William Dorrit, menina meiga e dócil, nascida e criada dentro dos portões da prisão para devedores de Marshalsea, em Londres. Ela resolve trabalhar, escondida do pai, para a Sra. Clennam, mãe do jovem Arthur, que retorna ao lar após 15 anos de ausência e viagens. Antes de morrer o pai de Arthur o faz prometer que entregaria um relógio a sua mãe e que ela deveria esclarecer o que isso significava. Assim os caminhos de Arthur e Amy se cruzam e através deles se desenvolve a trama sobre diversos segredos, escândalos, orgulho e relacionamentos.

É uma bela estória com diversos personagens marcantes – claro, que quem mais me chamou atenção foi ver que no elenco estava Matthew Macfadyen (Mr. Darcy de Orgulho & Preconceito) – mas a mocinha é uma banana de pijama!!! Nunca vi uma heroína tão sem vida e sem opinião. Para se ter uma idéia, tem um episódio inteiro que ela nem aparece e não se sente sua falta. Apesar da atriz Claire Foy ser uma graça, a personagem principal é a decepção da série. Mas, por outro lado, o herói, Arthur (Matthew Macfadyen – fofo, fofo, fofo), com seu maravilhoso sotaque inglês, é encantador, justo, bem-intencionado e tem um bondoso coração, mas sem ser piegas. Ele busca descobrir o mistério que liga sua família aos Dorrits e para isso conta com a ajuda do esquisito Pancks, o coletor de aluguéis, que é uma figuraça, com aquele barulho estranho que ele faz quando fala (parece o Babe, o pouquinho). E o que dizer do Sr. Rigaud? Um obscuro vilão francês (claro, já que o filme é inglês) muito mau caráter e tão perverso que chega a ser engraçado. O presunçoso, arrogante e orgulhoso Sr. William Dorrit em contra partida do seu irmão Frederick Dorrit, que vê claramente todas as vicissitudes que sua sobrinha Amy passa por causa da família e nada pode fazer para ajudá-la. São vários personagens que se fundem numa trama bem montada. Um elenco fabuloso, muitos já conhecidos por quem assiste as séries da BBC. Creio que a adaptação poderia ter comprimido melhor os capítulos e não ter deixado a série tão longa. Mas valeu cada prêmio que recebeu. Mais um romance para se assistir no final de semana. Uma dica: assista metade num sábado e a outra metade no domingo, assim não fica cansativo.transy_INTERESSANTE

Um comentário:

  1. Cris,
    Descobri por acaso o seu blog e já sou uma nova seguidora.
    Achei muito legal o seu comentário sobre a série LITTLE DORRIT e assim como você, acho o Arthur Clennam um perfeito cavalheiro.
    Espero que algum dia esta série seja lançada no Brasil.
    Um abraço da também conterrânea.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails