Quando me mudei para o Recife, fui morar na Casa Forte, Zona Norte. Para quem conhece a cidade, sabe que é um dos melhores bairros residenciais com seus casarões antigos, totalmente arborizado e com a sua bela praça onde está a Igreja Matriz da Casa Forte. Foi aí que eu comecei a ouvir as primeiras histórias sobre as assombrações da cidade. No carnaval, passa pela praça diversos grupos folclóricos e blocos carnavalescos e entre eles tem o bloco da “Perna Cabeluda”, e eu me perguntei o que era isso? Não tardei a aprender que a “Perna Cabeluda” faz parte das lendas e mitos da cidade. Comecei a pesquisar sobre essas lendas e cheguei ao site O Recife Assombrado [http://www.orecifeassombrado.com/index.html], e logo depois comprei os livros Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado e Estranhos Mistérios d’O Recife Assombrado, do Roberto Beltrão (que também é um dos fundadores do site), jornalista pernambucano aficionado nas histórias sobrenaturais do Recife. Hoje, descobri que ele tem um blog também, e que amanhã vai ter uma palestra na Livraria Cultura sobre o assunto. Quanto aos seus livros, são curtinhos, rápidos e fáceis de ler, e muito, muito interessantes. Você acaba conhecendo a cidade e suas histórias de uma maneira divertida, assombrada e leve. De todos os lugares identificados, só não conheço a Cruz do Patrão, que é considerado o mais assombrado de todos os pontos. Acho o lugar esquisitão e muito deserto, por isso ainda não fui lá, mas vou arrumar tempo e coragem, é claro! Eu adorei cada um dos livros, o blog e o site e eu indico. Para quem quer dar uma relaxada no juízo e descobrir curiosidades assombradas de uma das cidades mais bonitas do Brasil, vale conferir.
Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado
Autor: Roberto Beltrão
Editora: Edições Bargaço
Brochura – 23 x 14 cm
1ª Edição – 125 pág.
A coletânea traz 33 textos: 20 depoimentos enviados por leitores e 13 contos de vários autores - uma seleção assustadora do que já foi publicado no site O Recife Assombrado. Nesses “causos” estão personagens tradicionais do folclore nordestino como o Papa-figo e o Lobisomem, legítimas lendas urbanas como a Mulher do Algodão e a famigerada Perna Cabeluda, além de fantasmas e assombrações de todo o tipo.
Estranhos Mistérios d’O Recife Assombrado
Autor: Roberto Beltrão
Editora: Edições Bargaço
Brochura – 23 x 14 cm
1ª Edição – 108 pág.
Reunião de crônicas investigativas sobre mitos, lendas e boatos que provocam calafrios nos recifenses. São 18 capítulos com enigmas medonhos da capital pernambucana. No livro, o jornalista Roberto Beltrão fala sobre o fantasma de uma bela mulher loira que assusta homens desavisados nas madrugadas do Bairro de São José; mostra porque a Cumade Fulozinha - menina encantada guardiã das matas - também é vista nos arredores do Parque de Dois Irmãos; revela que as velhas botijas continuam a despertar a ganância de muita gente; e conta que os vigias noturnos integram a categoria profissional que mais testemunha aparições fantasmagóricas – superando até os coveiros!
Uma curiosidade: ao ler a 3ª história - “Cumade Fulozinha”, sim senhor! – eu estava no meu quarto com minha filha ao meu lado e lendo que quando ela (Cumade Fulozinha) está por perto você ouve um assobio ao longe, e não é que a gente ouviu um assobio, eram mais ou menos meia-noite e eu olhei para a Bella e ela pra mim, e caímos na risada! Aquele risinho meio nervoso/medroso que se dá quando não se sabe que algo realmente acontece ou não! Bem terminei a história, e em caso de dúvida ou de assombro, achamos melhor ir dormir. Mas a coincidência foi engraçada.
Blog do Roberto Beltrão - Assomblog Crônicas d’O Recife Assombrado [http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/assomblog/2010/08/09/BLG,4963,2,531,DIVERSAO,1067-O-VELHO-SITE-NOVO-BLOG.aspx]
Quem tiver interesse no assunto, não deixe de passar por lá, tem muita coisa legal e vale conferir.
Prezada Cris,
ResponderExcluirObrigado pelas suas palavra sobre meus livros. Lembro que a terceira publicação da trilogia está nas livrarias - Malassombramentos: os arquivos secretos d´O Recife Assombrado.
Roberto Beltrão
queria muito ler os livros, jah conhecia o blog há algum tempo e achei muito interessante mesmo...
ResponderExcluir