domingo, 22 de agosto de 2010

Coisas boas duram pouco...

MÚSICA LIGEIRA Ao vivo no Sesc Pompéia

Música Ligeira Ano: 2006

Direção: Deo Teixeira

Produção: Fernando Meirelles

Gênero: Show; Documentário

Ontem eu me deslumbrei ao assistir pela primeira vez o DVD do Música Ligeira, e como não poderia deixar de ser, hoje acordei e fui logo fazer uma pesquisa, na internet, para descobrir tudo sobre esse trio maravilhoso de uma musicalidade excepcional.

O Música Ligeira é um trio musical originário da cidade de São Paulo, formado no início dos anos 90. Seus componentes são: Mário Manga (violões, bandolim, violoncelo, voz e percussão de boca); Rodrigo Rodrigues (voz, violões, gaita, sax e pandeiro) e Fábio Tagliaferri (viola de arco, violão, baixolão e voz). Seu repertório inclui canções dos Beatles, Paul Simon, Stevie Wonder, Chico Buarque, Inácio Zatz, Paulinho da Viola, The Who, Irving Berlin, Bororo, entre outros.

O DVD contém o último show aberto ao público no Sesc Pompéia (em Sampa), em março de 2004, um documentário dirigido por Deo Teixeira e produzido por Fernando Meirelles, que conta a história do Música Ligeira a partir dos depoimentos de seus integrantes Manga e Fabio. As imagens antigas de arquivo foram entremeadas por depoimentos de fãs como o do próprio Fernando Meirelles, Caetano Veloso, Zuza Homem de Melo, Washington Olivetto, Inácio Zatz, Maurício Kubrusly, Pena Schmidt, Marcelo Machado, Celso Massola, João Paulo Diniz e Fátima Camargo. Nos extras foram gravadas canções com as cantoras Márcia Lopes e Laura Lavieri (filha de Rodrigo Rodrigues), clipes, fotos e cenas de ensaios. O CD e DVD foram patrocinados pelo empresário e admirador do grupo João Paulo Diniz, que assumiu pessoalmente o projeto.

Nas 19 faixas que compõem este projeto, temos uma amostra de todo o bom gosto, talento e originalidade desses músicos.

1. Onde a Dor Não Tem Razão (Paulinho da Viola)

2. Still Crazy After All These Years (Paul Simon)

3. Gilda (Inácio Zatz)

4. Pelo Telefone o Samba Começou (Inácio Zatz)

5. Michelle (Lennon & McCartney)

6. Superstition (Stevie Wonder)

7. Construção (Chico Buarque)

8. Brejo da Cruz (Chico Buarque)

9. What Will I Do (Irving Berlin)

10. Penny Lane (Lennon & McCartney)

11. Curare (Bororó)

12. Behing Blue Eyes (The Who)

13. Twenty Flight Rock (Fairchild/ Cochran)

14. If It´s Magic (Stevie Wonder)

15. Across the Universe (Lennon & McCartney)

16. Só (Hamilton Vaz Pereira)

17. A Banda (Chico Buarque)

18. Música Ligeira (Inácio Zatz)

19. Eleonor Rigby (Lennon & McCartney)

O Música Ligeira é uma dessas pérolas raras que surgem a cada século na música brasileira. Infelizmente o grupo de desfez em 2005, com a morte de Rodrigo Rodrigues, vítima de leucemia, considerados por muitos (e pelos próprios integrantes da banda) como o motor desse projeto. Pena  que coisas boas duram pouco e só existe este DVD e dois CD's do trio.

Vale conferir o prazer de ouvir a reunião de tão inspirados músicos e seu magnífico repertório.transy_EXCELENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails