quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Jane Eyre versão BBC

Jane Eyre (2006 - BBC)

417ZaWYpn6L._SL500_AA300_ Ano: 2006

Direção: Susanna White

Roteiro: Sandy Welch (baseado no romance de Charlotte Brontë)

Duração: 240 min.

Gênero: Romance; Drama

Categoria: Mini-série

Elenco: Georgie Henley (Young Jane Eyre); Ruth Wilson (Jane Eyre); Toby Stephens (Edward Fairfax Rochester); Lorraine Ashbourne (Mrs. Fairfax); Pam Ferris (Grace Poole); Ned Irish (George); Cosima Littlewood (Adele); Aidan McArdle (John Eshton); Tara Fitzgerald (Mrs. Reed); Elsa Mollien (Sophie); Rebekah Staton (Bessie); Andrew Buchan (St John Rivers).

Jane Eyre é uma belíssima adaptação que a BBC fez, em 4 capítulos, do clássico romance de Charlotte Brontë, de 1847. Ambientado na Inglaterra vitoriana, fala sobre a jovem órfã Jane Eyre e todas as vicissitudes que ela sofreu na vida.

A estória começa com uma Jane menininha, órfã de pai e mãe, que vive infeliz na casa da tia que a detesta. Elas entram em confronto e logo após, Jane é enviada para um internato, Lowood School, uma instituição fria, onde ela continua a sofrer. A única amiga que Jane tem na escola, morre e ela fica sozinha novamente. Após seis anos como aluna e mais dois como professora, ela decide mudar o rumo de sua vida e acaba colocando um anúncio. Logo encontra um novo trabalho em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester, o rico dono da propriedade.

Quando finalmente conhece Rochester, apaixona-se por ele, e ele por ela. Mas pensando em final feliz ainda no terceiro episódio? Impossível. Toda mocinha nasceu para sofrer, ao menos no século XIX, e Jane Eyre não é diferente. Quando você imagina que tudo está bem e que nada mais possa atrapalhar esse amor, vem um piano e cai exatamente em cima de você. Pois é. Muitas pedras irão rolar até que esse amor possa se consolidar e chegar ao “Happy End”.

[SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER]

Rochester propõe casamento a Jane que de pronto aceita. Contudo, no dia do casamento, Jane descobre que Rochester já era casado, com uma mulher chamada Bertha, que conhecera na Jamaica e que entretanto enlouquecera. Para que ninguém soubesse, ele mantinha-a escondida no sótão de Thornfield Hall. Perante isto Jane decide fugir. Após alguns dias de fome, é encontrada desmaiada e recolhida pelo clérigo St John Rivers e suas irmãs. Mais tarde vem a descobrir que não só herdou dinheiro de um tio muito rico, como os seus anfitriões são na realidade também seus primos direitos (algo que todos desconheciam). Decidida a recompensá-los, divide a herança com estes. St John Rivers decide partir como missionário e levar a prima consigo, como esposa. Jane hesita e, antes de dar uma resposta ao primo, ela resolve descobrir o que aconteceu com Rochester (pois havia um ano que fugira da casa dele) e volta a Thornfield Hall. Ela o encontra cego e aos cuidados de dois criados fiéis, pois Thornfield Hall ardera num incêndio provocado pela louca, e ele perdera a vista ao tentar salvar todos que lá viviam. Com a morte Bertha, que se joga da torre durante o incêndio, Rochester está agora desimpedido e mais uma vez, pede Jane em casamento. Eles finalmente encontram seu “Final Feliz”.

[FIM DO SPOILER]

Achei belíssima e emocionante esta adaptação. Vale conferir.transy_INTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails