segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Estrela Brilhante

Brilho de uma Paixão (Bright Star)

brilho-de-uma-paixao-poster-brasil-bright-star-Jane-Campion Ano: 2009

Direção: Jane Campion

Duração: 199 min.

Gênero: Romance; Drama

Elenco: Ben Whishaw (John Keats); Abbie Cornish (Fanny Brawne); Thomas Sangster (Samuel Brawne); Paul Schneider (Charles A. Brown); Kerry Fox (Sra. Brawne); Edie Martin (Toots); Antonia Campbell-Hughes (Abigail O'Donaghue).

Londres, 1818. O jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, no entanto, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-la poesia. Os dois terminam se apaixonando, e no momento em que a mãe de Fanny e o melhor amigo de John, Charles A. Brown, descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los. O casal mergulha num romance obsessivo, no qual a paixão é tão forte quanto às turbulências que assolam esse amor.

Este não é um romance para qualquer um. O galã é feioso e desajeitado apesar da mocinha ser forte e bonita, o filme é tão lento que tem momentos em que fica monótono e até chato, mas é lindo! Não perfeito. Mas muito, muito bonito. É como se você pegasse um poema de amor triste e sofrido e transcrevesse na tela nos seus mínimos detalhes. Apesar de toda a monotonia, eu me emocionei com a forma delicada em que se desenvolve a história, suas belas imagens - a fotografia é perfeita - principalmente sabendo que é baseada em fatos verídicos. É triste ver um amor tão puro e lindo, separado pela extrema pobreza e pela doença. Keats, que morreu aos 25 anos, pobre e descrente de sua obra, é considerado, hoje em dia, o último e maior dos poetas românticos ingleses. Fanny Brawne foi seu único grande amor, e ela foi responsável pela fase de maior inspiração e criação do poeta, apesar de tão curta. Tal como Keats, Fanny estava além do seu tempo.

Não espere as emoções conflitantes dos personagens de Jane Austen, nem aquele homem pecaminoso que faz seu coração derreter! Nem vale a comparação. Tire todas as suas concepções românticas e assista sem esperar nada de espetacular. Mas atenção aos pequenos detalhes: as borboletas, as flores, o plissado da gola, as mãos na parede... Deixe-se levar... Por que assistir “Bright Star”? Porque todo poema de amor, quando bem escrito, emociona. transy_INTERESSANTE

Um comentário:

  1. Eu amei esse filme, apesar de antes ter lido críticas negativos, sobre o filme ser parado, cansativo, na verdade, não achei nada disso.

    É pura poesia, de uma forma muito rara e bonita. E extremamente triste. A personagem Fanny é maravilhosa, em todos os aspectos e só ela já vale todo o filme.

    Realmente, entrou para a minha lista de favoritos!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails