quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Contos Assombrados do Recife - Parte 2

Assombrações do Recife Velho

images Ano: 2008

Autor: Gilberto Freyre

Editora: Global

Brochura – 23,5 x 16 cm

6ª Edição –233 pág.

'Assombrações do Recife Velho' traz 27 histórias do outro mundo, com seus devidos personagens, e apresenta um inventário de 12 casarões e prédios assombrados, inclusive do Teatro Santa Isabel, uma das preciosidades arquitetônicas da cidade do Recife, construído no século 19, obra do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. A obra denota uma forma de versar particularidades locais, na perspectiva do que hoje está bem próximo ao que podemos chamar de histórias do imaginário. O livro traz ainda as ilustrações de Poty, artista curitibano que fez desenhos e pinturas para livros de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.

Quando descobri sobre esse livro fiquei primeiramente espantada e pensei: “como um sociólogo sério como Gilberto Freyre escreveu algo sobre as crendices do povo pernambucano?”. Adivinha! Eu tinha que ter esse livro. Depois de muita busca, no início desse ano, encontrei-o numa feira de literatura aqui no centro de convenções do Recife e pensei: “Te achei danado! Vamos pra casa!”. Como boa traça que sou, devorei vorazmente e me deslumbrei. Um livro que foi escrito a mais de 50 anos, tão atual e tão enraizado nas histórias dos bairros da cidade. É encantador conhecer o Poço da Panela, o bairro da Casa Forte, o bairro de São José, a Estrada do Arraial, a rua Malaquias e descobrir que, em cada canto dessa cidade existe uma história, uma lenda, um fantasma. Crendices, muitas! Mas quem não gosta das histórias? Quem nunca saiu do Bar Real, no Poço da Panela, depois de uma da madruga e ficou imaginando cruzar com uma assombração pelas ruas do bairro? Chega a ser engraçado, pensar nisso.

Em seus contos, Gilberto Freyre abre um universo de histórias populares e crendices que encanta, pela facilidade como ele escreve e descreve os lugares e as situações, sem querer ser sério ou arrumar algum tipo de explicação sobre o sobrenatural. São histórias que ele ouviu do povo e que até hoje são contadas por diversos moradores da cidade.

Como sou apaixona por Recife e Olinda, é óbvio que eu teria que quer este livro. Uma leitura leve, gostosa e curiosa para quem quer conhecer um pouco sobre o outro mundo que habita a capital Pernambucana.transy_EXCELENTE

Um comentário:

  1. esse livro conheci a pouco tempo devido a um conto que li de uma garota.. mas achei barbaro, preciso ler.. mto mto mesmo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails