domingo, 24 de abril de 2011

North & South (Elizabeth Gaskell)

Norte e Sul (North & South)

norte e sul 00 Ano: 2011

Autor: Elizabeth Gaskell

Editora: Landmark

Brochura – 23 x 16 cm

1ª Edição – 544 pág.

Edição Bilíngüe: Inglês/Português

"Publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária 'Household Words', entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. A trama gira em torno do contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época marcada pela revolução industrial do século 19."

Já havia descrito sobre a trama no post http://pensaoutracoisa.blogspot.com/2010/08/look-back-look-back-at-me.html e, sem sombra de dúvidas, essa é a primeira vez que uma filmagem supera a trama original do livro.

Por quê? Porque o livro é fabuloso no ponto de vista histórico. Para quem está estudando a Revolução Industrial e todo o impacto que ela teve no século 19, é perfeito. Mas para quem gosta de um romance açucarado e bem meloso, ficou a dever. Não que o livro não tenha isso, tem. Mas muito pouco. Você sente a intensidade dos sentimentos de Mr. Thornton? Sente, claro! Mas quanto a Margaret? Faltou e faltou muito.

Estava eu na anti-penúltima página – da parte em português (minha edição é bilíngüe) - quando virei esta e dei de cara com a palavra FIM na página seguinte, eu fiquei com cara de bunda! Como assim? Já está acabando? NÃO POOOOODE!!! Falta muito o quê se explicar. Ninguém é tão resistente e cede de uma hora para outra. Mas acabou. C’est fini! Não pode! Eu fiquei perplexa! Juro! A minha sensação era de que fui amputada do final espetacular da história e que a autora resolveu me sacanear (egoísmo máximo o meu). Mas agora sendo séria, tive a forte impressão de que Elizabeth Gaskell estava de saco cheio de escrever e resolveu acabar de uma hora para outra a história. Ponto. Simplesmente isso. Acabou! Aaaaaaaiii! Que absurdo! Frustrante! Que raiva!!!

Deixando a histeria de lado (fiquei muito fula!), o livro é muito bom, fofo em algumas partes, frustrante em outras (nem tudo é perfeito), altamente instrutivo, mas a série da BBC é muito melhor, afinal, onde está Richard Armitage tudo fica perfeito.

Uma dica: quem não viu a série, leia o livro primeiro, para somente depois se deleitar e limpar os olhos com aquele colírio chamado Mr. Thornton (Richard Armitage).

E voltamos a velha dúvida cruel: Mr. Thornton ou Mr. Darcy? Quem ganha esse duelo de homens fofíssimos!!! Acho que vou propor uma votação. Bem, pensarei nisso mais tarde... Interessante

6 comentários:

  1. Amiga, eu nem mais se quero ler esse livro! ;( rs...quando eu vi a capa, eu achei mesmo que ali não se parecia em nada com uma história de amor, com o pano de fundo acerca da Revolução Industrial (que é o caso da linda série).

    Então, de verdade, estou na dúvida e vou deixar pra pensar num futuro distante sobre esse livro!

    Quanto à série, rever é fácil, você tem razão, Armitage é um espetáculo a parte, colírio para olhos cansados! Lindo demais!

    E não me coloque numa situação como essa de escolher...isso não é justo, com nenhum dos dois, e nem com a gente! hehehehe

    Beijos!

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com
    @thetangerine

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,

    Descobri seu blog e adorei! Parece que temos gostos parecidos.
    Eu assiti primeiro a série da BBC e me apaixonei. Achei lindo! O Mr. Thornton é tudo de bom, mas o Mr. Darcy ainda é o primeiro amor. Richard Armitage é lindo e charmoso.
    Quanto ao livro, comprei assim que foi lançada a edição bilíngue da Landmark, e concordo com você quanto ao final, foi bem frustrante. Preferi muito mais o da série. Aquele final deles se encontrando no meio do caminho, na estação de trem é maravilhoso. E aquele beijo então? Volta e meia quando estou meio estressada assisto só aquela parte para suspirar e continuar com meu dia.

    Um abraço,

    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei seu blog esses dias e vou dizer: lindo!!! Amei as fanfics! Sempre que quiser apareça por aqui. Beijos e vou adicionar seu blog nas minhas visitinhas. Beijos

      Excluir
  3. Bom eu concordo que o final podia ter sido um pouco mais detalhado, mas eu amei o livro, gostei mais do final da série com certeza e assisti ela antes de ler o livro, mesmo assim não me senti frustrada, mas entendo você.
    Agora, disputa entre Mr. Darcy e Mr. Thorton é crueldade! Como podemos escolher? impossível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, decididamente gosto mais da história de Orgulho & Preconceito, mas como homem, prefiro Mr. Thorton, pois ele desde o início é mais firme e decidido do que Mr. Darcy. Os dois são fantásticos, mas Thorton tem mais pegada! (risos!)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails