Norte e Sul (North & South)
Autor: Elizabeth Gaskell
Editora: Landmark
Brochura – 23 x 16 cm
1ª Edição – 544 pág.
Edição Bilíngüe: Inglês/Português
"Publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária 'Household Words', entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. A trama gira em torno do contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época marcada pela revolução industrial do século 19."
Já havia descrito sobre a trama no post http://pensaoutracoisa.blogspot.com/2010/08/look-back-look-back-at-me.html e, sem sombra de dúvidas, essa é a primeira vez que uma filmagem supera a trama original do livro.
Por quê? Porque o livro é fabuloso no ponto de vista histórico. Para quem está estudando a Revolução Industrial e todo o impacto que ela teve no século 19, é perfeito. Mas para quem gosta de um romance açucarado e bem meloso, ficou a dever. Não que o livro não tenha isso, tem. Mas muito pouco. Você sente a intensidade dos sentimentos de Mr. Thornton? Sente, claro! Mas quanto a Margaret? Faltou e faltou muito.
Estava eu na anti-penúltima página – da parte em português (minha edição é bilíngüe) - quando virei esta e dei de cara com a palavra FIM na página seguinte, eu fiquei com cara de bunda! Como assim? Já está acabando? NÃO POOOOODE!!! Falta muito o quê se explicar. Ninguém é tão resistente e cede de uma hora para outra. Mas acabou. C’est fini! Não pode! Eu fiquei perplexa! Juro! A minha sensação era de que fui amputada do final espetacular da história e que a autora resolveu me sacanear (egoísmo máximo o meu). Mas agora sendo séria, tive a forte impressão de que Elizabeth Gaskell estava de saco cheio de escrever e resolveu acabar de uma hora para outra a história. Ponto. Simplesmente isso. Acabou! Aaaaaaaiii! Que absurdo! Frustrante! Que raiva!!!
Deixando a histeria de lado (fiquei muito fula!), o livro é muito bom, fofo em algumas partes, frustrante em outras (nem tudo é perfeito), altamente instrutivo, mas a série da BBC é muito melhor, afinal, onde está Richard Armitage tudo fica perfeito.
Uma dica: quem não viu a série, leia o livro primeiro, para somente depois se deleitar e limpar os olhos com aquele colírio chamado Mr. Thornton (Richard Armitage).
E voltamos a velha dúvida cruel: Mr. Thornton ou Mr. Darcy? Quem ganha esse duelo de homens fofíssimos!!! Acho que vou propor uma votação. Bem, pensarei nisso mais tarde...
Amiga, eu nem mais se quero ler esse livro! ;( rs...quando eu vi a capa, eu achei mesmo que ali não se parecia em nada com uma história de amor, com o pano de fundo acerca da Revolução Industrial (que é o caso da linda série).
ResponderExcluirEntão, de verdade, estou na dúvida e vou deixar pra pensar num futuro distante sobre esse livro!
Quanto à série, rever é fácil, você tem razão, Armitage é um espetáculo a parte, colírio para olhos cansados! Lindo demais!
E não me coloque numa situação como essa de escolher...isso não é justo, com nenhum dos dois, e nem com a gente! hehehehe
Beijos!
Sandra
http://apenasumavez.wordpress.com
@thetangerine
Oi Cris,
ResponderExcluirDescobri seu blog e adorei! Parece que temos gostos parecidos.
Eu assiti primeiro a série da BBC e me apaixonei. Achei lindo! O Mr. Thornton é tudo de bom, mas o Mr. Darcy ainda é o primeiro amor. Richard Armitage é lindo e charmoso.
Quanto ao livro, comprei assim que foi lançada a edição bilíngue da Landmark, e concordo com você quanto ao final, foi bem frustrante. Preferi muito mais o da série. Aquele final deles se encontrando no meio do caminho, na estação de trem é maravilhoso. E aquele beijo então? Volta e meia quando estou meio estressada assisto só aquela parte para suspirar e continuar com meu dia.
Um abraço,
Samanta
Visitei seu blog esses dias e vou dizer: lindo!!! Amei as fanfics! Sempre que quiser apareça por aqui. Beijos e vou adicionar seu blog nas minhas visitinhas. Beijos
ExcluirBom eu concordo que o final podia ter sido um pouco mais detalhado, mas eu amei o livro, gostei mais do final da série com certeza e assisti ela antes de ler o livro, mesmo assim não me senti frustrada, mas entendo você.
ResponderExcluirAgora, disputa entre Mr. Darcy e Mr. Thorton é crueldade! Como podemos escolher? impossível!
Meninas, decididamente gosto mais da história de Orgulho & Preconceito, mas como homem, prefiro Mr. Thorton, pois ele desde o início é mais firme e decidido do que Mr. Darcy. Os dois são fantásticos, mas Thorton tem mais pegada! (risos!)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir