sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lutar, procurar, encontrar e não se render...

Uma Semana (One Week)

One Week1 Ano: 2008

Direção: Michael McGowan

Duração: 94 min.

Gênero: Drama;

Elenco: Joshua Jackson (Ben Tyler); Campbell Scott (Narrador); Liane Balaban (Samantha Pierce).

"O que fariam se soubessem que tinham apenas um dia, ou uma semana, ou um mês de vida? A que barco salva-vidas se agarrariam? Que segredo contariam? Que banda iriam ver? A que pessoa declarariam seu amor? Que desejo realizariam? A que local exótico viajariam para tomar um café? Que livro escreveriam?"

Ben Tyler é um professor frustrado que está noivo de Samantha. Ele é diagnosticado com um câncer terminal e fica ciente que sua sentença de morte já está escrita. Num impulso, compra uma moto e decide embarcar numa viagem para atravessar todo o Canadá de leste a oeste. Esta é a viagem de sua vida.

Um conto comovente de um homem em busca de sua identidade, de uma vida, de uma história, de se encontrar e saber, com isso, o que fazer do tempo que lhe resta.

Narrado ao melhor estilo Amélie Poulain, One Week é uma ode ao Canadá. E traz como pano de fundo a sensacional paisagem canadense, apoiada por uma fantástica trilha sonora (Melissa McClelland, Sam Roberts, Wintersleep, Stars, Emm Gryner e outros grandes da música canadense).

O filme é modesto em estrutura e suave em seu humor, mas o que ele capta na lente da câmera é precioso: a chuva caindo sobre o musgo verde-azulado das florestas de Ontário, a neblina poeirenta de um pôr do sol na pradaria, está tudo lá, é tudo lindo. O Canadá é muito lindo! Me encantei!

A paisagem quase ofusca o desempenho de Joshua Jackson. É um papel que exige que ele não aja, mas que reaja e ainda tire alguns risos de tudo isso. Ele não diz muita coisa e na maioria das vezes ele simplesmente olha, com as mãos nos bolsos, os maiores “monumentos de coisas estranhas do mundo” – creio que canadense gosta disso. Tipo: o maior camelo do mundo, o maior clip do mundo, a maior cadeira do mundo, e por aí vai... Enquanto um narrador onisciente explica tudo o que ele está pensando. Seu “Ben” poderia facilmente parecer enfadonho, mas ele só parece real, muito real. E no caminho em busca de sua história, ele vai tecendo uma nova e surpreendente teia de amigos.

Um detalhe: a cena da quadra de hockey, em que ele beija o troféu é perfeita, pois mostra claramente a grande paixão de um povo por este esporte.

Um filme tocante e absolutamente imprescindível para quem crê que a vida tem muito mais a oferecer.

Eu, que não gosto de motos, fiquei com aquela vontade se comprar uma harley e sair por aí (até parece!!!)...

Não tenho muito o que falar, somente que vale conferir cada um dos seus 94 minutos de puro deslumbre. Bem vindo ao Canadá! Excelente

4 comentários:

  1. Parece um bom filme, gosto desse ator, desde os tempos de Dawson's Creek, rs... mas não sei se consigo encarar, pelo tema: não gosto de filmes sobre doenças, fico deprimida que só...

    Mas a dica está anotada, quem sabe eu supere isso e consiga assistir!

    beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Mudei com esse filme!!!
    Fui influênciada pela idéia de viver simplesmente viver como se me restasse apenas uma semana de vida!
    Muito bom filme!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre pensei assim. A vida tem que ser muito bem vivida. Ela é muito cara e rara para não ser aproveitada ao máximo. Esse é um filme que mostra claramente o quão fazemos a diferença na nossa vida e na de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  4. ótimo filme. Simples, adorei a forma na qual foi gravado, buscando suavidade em um tema pesado e realmente captei uma grande lição com ele.

    Recomendo muito!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails