sábado, 29 de janeiro de 2011

Impetuosa Adèle Blanc-Sec

As Múmias do Faraó (Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec)

as-mumias-do-farao_Les-aventures-extraordinaires-d-Adele-Blanc-Sec Ano: 2010

Direção: Luc Besson

Duração: 105 min.

Gênero: Aventura

Elenco: Louise Bourgoin (Adèle Blanc-Sec); Mathieu Amalric (Dieuleveult); Gilles Lellouche (Inspecteur Léonce Caponi); Jean-Paul Rouve (Justin de Saint-Hubert); Jacky Nercessian (Marie-Joseph); Philippe Nahon (Professeur Ménard); Nicolas Giraud (Andrej Zborowski); Laure de Clermont-Tonnerre (Agathe Blanc-Sec).

Adèle é uma jovem e aventureira repórter capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Ela vai até o Egito em busca da cura da doença de sua irmã, na tumba secreta de um faraó. Ao retornar para Paris, ela percebe que o pânico tomou conta da população. Um ovo de dinossauro de milhões de anos se chocou misteriosamente no museu e a criatura está aterrorizando a cidade. Além disso, coisas estranhas continuam acontecendo no museu. Mas, nem o perigo e nem todo mistério por trás dos curiosos acontecimentos impedirá Adèle de conseguir salvar sua irmã. Prepare-se, a aventura está apenas começando!

Primeiramente sou fã de Luc Besson e A-M-E-I essa homenagem a um dos maiores cartunistas franceses Jacques Tardi. Raros os casos como os cartuns de Asterix e Tintim, no Brasil, nunca se ouviu falar de Adéle Blanc-Sec, esta impetuosa, cínica e corajosa repórter dos quadrinhos de Tardi. Personagem de sucesso na França, no período de 1976 a 2007, Adèle era até então desconhecida da maior parte do público brasileiro. E para não mudar o estilo, assassinaram o título do filme com o nome em português de “As Múmias do Faraó” – de quem será que foi essa idéia criminosa de escolher um título tão chinfrim assim??? Vale morrer!!!les_aventures_extrodinaires_dadele_blanc-sec_final_poster Até o pôster original é mais interessante!

Vamos ao que interessa...

Adèle na verdade é uma Indiana Jones de saia, só que com menos efeitos especiais e com muita impetuosidade feminina. Ela é cínica de doer, pensa rápido como o MacGyver, apronta como o Indiana e no fundo é tão louca quanto Rick O'Connell, essa é a heroína desse filme! Ela não obedece ninguém, e faz o que dá na telha para atingir seu objetivo. E tem as múmias, sim, elas aparecem na metade do filme, roubam a cena e fecham a trama, mas não justifica a escolha do nome em português.

Luc Besson arrasa ao recriar o visual da virada do século de uma França charmosa antes da I Guerra Mundial, o cuidado com os pequenos detalhes, um figurino impecável e fotografia espetacular. Há piadas desnecessárias, vilões que poderiam ser apagados da trama, mas nada que atrapalhe a diversão.

Sem muitos efeitos especiais, Les Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec é um filme de aventura que garante uma sessão da tarde divertida e interessante para todos os gostos e idade. Como tudo que Luc Besson faz, eu gostei e vale conferir. E mais uma vez, a parceria Luc Besson e Eric Serra funciona muito bem na trilha sonora. Interessante

Um comentário:

  1. Também gostei bastante do filme. Gosto do estilo do Luc Besson. Sobre o título idiota, eu havia alertado o pessoal da Images filmes, a produtora-distribuidora brasileira, mas eles falaram que as pessoas, não iriam ligar pra isto. Outro lado negativo, foram as poucas copias nos cinemas e todas em PORTUGUES, nenhuma com a lingua original. O DVD nacional será lançado sem os EXTRAS da edição francesa, outra lástima que a produtora nacional trata o produto como porqueira.
    Meu review está aqui :
    http://unidadedecarbonoterra.blogspot.com/2010/11/les-aventures-extraordinaires-dadele.html

    Abraços cordiais,
    Ricardo Melo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails