quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Promessas são cumpridas

Wives & Daughters (Esposas & Filhas - BBC)

Wives & Daughters Ano: 1999

Direção: Nicholas Renton

Roteiro: Andrew Davies (baseado na obra de Elizabeth Gaskell)

Duração: 300 min.

Gênero: Drama; Romance

Categoria: Mini-série (4 Episódios)

Elenco: Justine Waddell (Molly Gibson); Bill Paterson (Mr. Gibson); Francesca Annis (Claire/Hyacinth Gibson); Keeley Hawes(Cynthia Kirkpatrick); Tom Hollander (Osborne Hamley); Anthony Howell (Roger Hamley); Michael Gambon (Squire Hamley); Barbara Flynn(Miss Browning); Deborah Findlay (Miss Phoebe); Iain Glen (Mr. Preston); Barbara Leigh-Hunt (Lady Cumnor); Ian Carmichael (Lord Cumnor); Rosamund Pike (Lady Harriet Cumnor).

Wives and Daughters é uma mini-série da BBC, em 4 episódio, baseada no romance com o mesmo nome de Elizabeth Gaskell (North And South).

Esta é a estória de Molly Gibson, uma jovem virtuosa e doce, cujo tranquila vida com o pai viúvo é virada de cabeça para baixo quando ele decide casar com a dissimulada Sra. Claire (Hyacinth) Fitzpatrick.

Molly passa grande parte do tempo na casa da família Hamley, com o Sr. Squire Hamley e sua esposa doente, e estes a tem como filha, o que faz com que ela acabe criando fortes laços de amizade com seus dois filhos, Roger (estudioso devoto da ciência, que vive à sombra do irmão) e Osborne (poeta apaixonado e inconseqüente, favorito dos pais). Tinha tudo para os irmãos não se darem bem, mas eles são grandes amigos e fiéis um ao outro.

Quando Molly descobre sobre o casamento de seu pai, é Roger quem a apóia e a incentiva dar uma chance a sua madrasta. O casamento é realizado, e por amor ao pai, Molly acaba aceitando Claire, mas esta, por sua vez, destrói a confiança da jovem e as memórias de sua infância e sua mãe morta.

Claire é uma mulher egoísta e egocêntrica, assim como sua filha, a belíssima Cynthia Fitzpatrick, que apesar de não se dar bem com a mãe, volta a morar com ela e logo se torna amiga de Molly. Cynthia é uma devoradora de corações masculinos – uma Marilyn Monroe do século XIX – e logo atrai a atenção de Roger Hamley que, sem que ele soubesse, havia conquistado o coração de Molly. Antes de partir para uma expedição na África, Roger fica noivo de Cynthia, destruindo assim os sonhos e o coração de Molly. Muitas reviravoltas acontecerão até que ela possa encontrar a sua verdadeira felicidade.

Eu, como uma apaixonada por séries do século XIX da BBC, não poderia deixar de assistir a esta belíssima adaptação da última obra inacabada de Elizabeth Gaskell. Wives & Daughters foi publicada pela primeira vez na revista Cornhill como uma série, de agosto 1864 a janeiro de 1866. Quando a Sra. Gaskell morreu subitamente em 1865, a obra não estava completa, e a última seção foi escrita por Frederick Greenwood.

É interessante ver Molly ser tão fiel aos seus princípios e aos segredos que lhe são revelados, até mesmo quando é difamada injustamente, ela não quebra, em momento algum, sua promessa de fidelidade para com os seus protegidos. O crescimento para a vida adulta, o sofrer calada, e a forte personalidade que ela adquire com o passar do tempo, transformam esse personagem dócil e meiga, numa das heroínas mais cativantes de todos os tempos. A atriz Justine Waddell consegue fazer sua Molly falar e passar todos os seus sentimentos apenas através de seu olhar. Ela tem o dom e o carisma necessário de nos deixar envolvidos emocionalmente com a gentil Molly. Os demais personagens da trama passam a ser meros coadjuvantes que giram suas vidas ao redor do personagem central, Molly Gibson.

Uma das grandes vantagens de se ver várias adaptações da BBC é que você acaba se familiarizando com os atores como se fossem a Glória Pires, a Fernanda Montenegro, o José Mayer, entre outros. Sendo que, estes são ingleses, na sua maioria. Por exemplo: Tom Hollander que faz o jovem apaixonado Osborne Hamley, nada mais é do que Mr. Collins (Pride & Prejudice – 2005); Keeley Hawes como a fria Cynthia Kirkpatrick é a dócil Lizzie Hexam de Our Mutual Friend (1998) - aproveitando uma fofoquinha: Keeley Hawes é casada com o fofo do Matthew MacFadyen (Mr. Darcy - Pride & Prejudice – 2005) desde 2004 e tem 2 filhos com ele; a própria Justine Waddell (atriz sul-africana) que faz a querida Molly Gibson, nada mais é que Julia Bertram, uma das chatas irmãs de Edmund Bertram (Mansfield Park - 1999). É gostoso você se familiarizar com os atores e vê-los em papéis tão diferentes.

Então, aproveite e apaixone-se ao ver esta mini-série tão encantadora. Vale conferir. Interessante

2 comentários:

  1. Eu achei essa série por uma acaso baixei e depois fui pesquisar e descobri que era baseado na obra de Gaskell, mas eu não sabia que o livro tinha ficado inacabado. Gostei muito dessa série, aliás sou muito fã da BBC.
    Tem outra que é baseada em Elizabeth Gaskell que se chama Cranford ( Não sei se escrevi certo) É muito legal também, não é muito focada em romance, trata mais da convivência entre as pessoas de um vilarejo (Cranford) que são em sua maioria mulheres solteiras e viúvas. Foi na verdade meu primeiro contato com a obra dela e que me fez ver Norte e Sul e depois ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, a série Cranford eu ainda não assisti, mas vou procurá-la. Creio que tudo o que a BBC vem produzindo de "época" é extremamente interessante. Procure ver também Black House, creio que você vai gostar. Sempre que quiser, apareça por aqui. Vou voltar a postar em breve. Beijos e obrigada pelos comentários.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails