terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dinheiro, dinheiro, dinheiro...

Our Mutual Friend (Nosso Amigo Comum - BBC)

Our Mutual Friend Ano: 1998

Direção: Julian Farino

Roteiro: Sandy Welch (baseado na obra de Charles Dickens)

Duração: 351 min.

Gênero: Drama; romance

Categoria: Mini-série (4 Episódios)

Elenco: Paul McGann (Eugene Wrayburn); Keeley Hawes (Lizzie Hexam); Steven Mackintosh (John Rokesmith); Anna Friel (Bella Wilfer); Peter Vaughan (Mr. Boffin); Pam Ferris (Mrs. Boffin); Kenneth Cranham (Silas Wegg); Timothy Spall (Mr. Venus); Dominic Mafham (Mortimer Lightwood); Margaret Tyzack (Lady Tippins); David Bradley (Rogue Riderhood); Doon Mackichan (Sophronia Lammle); David Morrissey (Bradley Headstone).

Esta mini-série em 4 episódios é mais uma excelente adaptação da BBC para o último romance completo escrito por Charles Dickens. É um drama intenso e psicológico que faz uma análise profunda e tremendamente crítica sobre o a importância dada ao dinheiro e o que ele pode fazer, de bom e de ruim, na vida das pessoas. Logo no primeiro episódio temos um casamento de nítido interesse vil, pois nenhum dos dois tem dinheiro e pensam que casaram com pessoas ricas.

Como todos os romances de Dickens, este também é recheado de grandes personagens e várias ramificações de tramas que acabam se fundindo no final da história. O primeiro episódio é o mais cansativo e lento de todos. Os demais se desenvolvem rapidamente e a trama passa a ser solucionada.

Nosso Amigo Comum é o jovem John Harmond (Steven Mackintosh) que volta para Londres para receber sua herança, sendo que ele deveria se casar com uma determinada mulher (Bella Wilfer) para ter direito à fortuna de seu pai. Harmond é dado como afogado, o que não é verdade, e assume uma nova identidade - John Rokesmith - para ver como as pessoas estão agindo e vivendo com o seu dinheiro. Rokesmith vai trabalhar na casa dos novos beneficiários do testamente de seu pai, os Boffin, e lá conhece a jovem dama que deveria se casar. Bella só pensa em dinheiro e em arrumar um casamento com um homem rico, o que faz com que Rokesmith se decepcione com ela. Em outra ramificação da história há a jovem Lizzie Hexam e seu pai – Jesse Hexam - que encontram o corpo do suposto John Harmond no Tâmisa, e o Sr. Hexam passa a ser acusado da morte do jovem herdeiro. Lizzie Hexam é uma mulher pobre e sem instrução, mas trabalhadora, que faz tudo para que seu irmão (Charlie Hexam) consiga estudar para ser alguém na vida, oportunidade que ela não vislumbra para si. O advogado Mortimer Lightwood, juntamente com seu amigo Eugene, procuram o Sr. Hexam para esclarecimentos sobre o suposto corpo encontrado no Tâmisa e, neste momento, Eugene conhece e se interessa por Lizzie. Paralelamente, o irmão de Lizzie volta do internato, juntamente com seu professor Sr. Bradley Headstone, para o enterro do pai e seu mestre fica obcecado por Lizzie. As vidas de Harmond/Rokesmith, Bella, Lizzie, Eugene, os Boffin, Mortimer e muitos outros personagens se fundem e transformam esta história, em uma das melhores obras de Charles Dickens.

Você fica de coração partido com todas as intempéries que Lizzie passa na sua triste vida. Atenção especial para David Morrissey, com o seu perturbado professor Bradley Headstone. Ele assusta com seu olhar psicótico e suas atitudes insanas, após ser rejeitado por Lizzie. O que faz com que ele desenvolva um ciúme doentio do relacionamento de Eugene Wrayburn com Lizzie.

Não tem como não torcer pelo amor de Harmond/Rokesmith e Bella, pois logo se vê que por baixo da carapaça de mulher fria e interesseira, há uma jovem sensível e dócil, que faz tudo por quem ela ama e respeita. Mas isso só é percebido no decorrer da trama.

No geral, é uma história envolvente e emocionante. E, como em Little Dorrit e Bleak House, Our Mutual Friend nos mostra personagens complexos, numa sociedade preconceituosa e fútil, onde a desigualdade social e o dinheiro são o motor de atuação da maioria de seus personagens. Os pobres padecem para conseguir dinheiro, enquanto que os ricos só pensam em como o manter. Destas três obras adaptadas pela BBC, Our Mutual Friend, para mim, é a melhor de todas. Vale conferir.Excelente

Um comentário:

  1. mais uma dica de série anotada! ;) sempre muito bom conhecer coisas novas! e gosto bastante de ambientações de época!

    quanto à Querido John, pretendo ler o livro ;)
    Diário de uma paixão eu já assisti, não é meu favorito baseado nos livros do Sparks, gosto muito de Uma carta de amor, bem antigo, com o Kevin Costner...de qualquer forma, gosto muito das histórias dele, e das adaptações para o cinema também, sempre muito boas, embora diferentes as vezes do que nos livros, especialmente o final!

    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails