sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Contos Assombrados do Recife - Parte 3

Malassombramentos : os arquivos secretos d'O Recife Assombrado

Malassombramentos1 Ano: 2010

Organizador: Roberto Beltrão

Editora: Edições Bargaço

Brochura – 22,5 x 14 cm

1ª Edição – 146 pág.

Neste terceiro livro da Trilogia "d'O Recife Assombrado", com colaboração de Geraldo Fraga, Fábio Rafael (adorei suas ilustrações), Jaqueline Couto, André Felipe de Andrade, Sérgio Nilsen Barza e claro, o próprio Roberto Beltrão. Mais uma vez, somos presenteados com uma maravilhosa coletânea de contos assustadores sobre as mais famosas assombrações do Recife. Lá estão a "Perna Cabeluda", o "Papa-Figo", a "Velhinha da Caxangá", e muitos outros personagens incríveis do folclore e das lendas pernambucanas.

Uma das coisas que mais gostei neste terceiro livro foi que, ao final de cada conto temos uma explicação mais detalhada sobre a época em que surgiu, a localização e as características de cada personagem assombrado. Isso acaba nos dando uma noção exata de como, quando e onde apareceu cada assombração. Passa a ser mais interessante, pois você fica sabendo onde encontrá-la, se for o caso. Quem sabe, andando de ônibus à noite pela Caxangá, ou ao sair de um bar tarde da noite no Poço da Panela... Essa sensação de saber que, bem próximo a você, no seu dia-a-dia, pode ter uma assombração ao seu lado, fica mais palpável quando se tem a noção de localização. É diferente de quando você lê um livro sobre assombrações e sua história se passa outro país, ou em um lugar desconhecido. No caso das assombrações "d’O Recife Assombrado" elas estão aqui do lado, no casarão que você passa todo dia em frente, na rua, nas praças, nos bares, nos lugares que você vê todo dia e nem imagina o quão assombrado possa ser. Isso é o que tem de melhor nesses novos textos, a localização e a noção de que, por onde quer que você ande, pode haver uma aparição, afinal, você está no Recife, uma das cidades mais antigas e assombradas do Brasil.

E para quem tem interesse no assunto ou histórias para contar, não deixe de ir visitar o blog do Roberto Beltrão (Assomblog), onde ele continua reunindo contos sobre assombrações.

Ah! Achei genial a aula detalhada de como contar histórias assombradas! Fico imaginando juntar minha filha com as amigas, e fazermos um sarau sobre fantasmas e aparições. Vou treinar... Depois eu conto como foi. ASSOMBRO

2 comentários:

  1. ei... vi que vc eh de fortaleza... tenho mtos parentes por ai... =D
    bom saber q vc tem interesse nos contos de terror da minha terrinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, morei 5 anos no Recife e sou apaixonada por Pernambuco. Quando morava aí, pesquisava muito sobre a cultura e a história desse povo maravilhoso. Daí vem meu grande amor por sua terra bendita. Sinto muita saudades daí. Ah! E se você quiser, o Roberto Beltrão é um escritor muito gente boa, fácil de entrar em contato diretamente com ele. Procure os livros dele e do Roberto Freire, ambos são maravilhosos para descreverem Pernambuco, principalmente Recife e Olinda. Beijos.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails