domingo, 13 de março de 2011

Nada é de graça...

Bravura Indômita (True Grit)

True_Grit_poster11 Ano: 2010

Direção: Joel Coen e Ethan Coen

Duração: 110 min.

Gênero: Faroeste

Elenco: Jeff Bridges (Agente Federal Reuben J. “Rooster” Cogburn); Hailee Steinfeld (Mattie Ross); Matt Damon (Texas Ranger La Boeuf); Josh Brolin (Tom Shaney); Barry Pepper (Ned "Sortudo" Pepper).

"As pessoas não crêem que uma jovem garota possa sair de casa e sair no inverno para vingar o sangue de seu pai, mas aconteceu. Eu tinha apenas 14 anos quando um covarde chamado Tom Chaney, atirou em meu pai. E lhe tirou a vida e o cavalo, e 2 peças de ouro da Califórnia que ele carregava em suas calças. Chaney era um homem contratado e papai tinha levado ele para Forte Smith para ajudá-lo a levar de volta uma série de pôneis mustangs que ele havia comprado. Na cidade, Chaney caiu na farra e nas cartas, e perdeu todo seu dinheiro. Ele pôs na cabeça que tinha sido enganado e voltou para a pensão para pegar seu rifle Henry. Quando papai tentou intervir, Chaney atirou nele. Chaney fugiu. Ele poderia ter montado seu cavalo, que nenhuma alma naquela cidade se importaria em persegui-lo. Sem dúvida Chaney achava que estava livre. Mas ele estava errado. Você deve pagar por tudo nesse mundo, de um jeito ou de outro. Nada é de graça. Exceto a graça de Deus."

Assim começa a história da menina Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, que descobre que seu pai foi assassinado e roubado pelo malvado Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar o bebarrão e caolho Agente Federal Reuben J. "Rooster" Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás do bandido. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Rooster, o que para ele não é uma boa idéia. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de um senador.bravura-indomita_003cronicascariocas

Geralmente não gosto de refilmagens, principalmente as feitas de filmes que se tornaram clássicos. Em 1969, John Wayne arrasou com seu “Rooster” e me parecia impossível alguém superá-lo. Doce engano o meu.

Esta refilmagem do clássico Bravura Indômita, baseada no livro de Charles Portis feita pelos irmãos Coen, pode ser considerada um clássico do clássico. Ela é perfeita!

Jeff Bridges está fenomenal como o xerife Reuben J. "Rooster" Cogburn, seu forte sotaque, seus trejeitos de bebarrão e toda a arrogância que seu personagem exala. Ele nasceu para ser “Rooster”. Mais uma vez a parceria irmãos Coen e Jeff Bridges dá certíssimo (O Grande Lebowski - 1998). Assim como dos Coen com o Josh Brolin (Onde os Fracos Não Têm Vez – 2007, e Cada Um Com Seu Cinema - 2007).

Matt Damon está irreconhecível com seu policial texano La Boeuf, e também arrasa na interpretação de mais um personagem totalmente diferente do seu cansativo excesso Bourne.Bravura-Indomita-27 (1)

Mas o melhor do filme é a estreante Hailee Steinfeld, que simplesmente nos seus poucos 14 anos, dá um banho de interpretação e força a uma personagem que se sobressai divinamente bem perante a monstros sagrados de Hollywood. Essa menina tem futuro, e um dos mais brilhantes possíveis. Ao menos ela está no caminho certo.

Uma reclamação: o nome de Hailee não aparece nos cartazes do filme, o que foi um desleixo e uma grande pena, pois tudo gira em função dela, que narra a história e conduz com maestria toda a trama.

Bravura Indômita é um filme excelente e conta com uma fotografia excepcional. Mas mesmo sendo primoroso, não deixa de ter cenas que a gente chaga a se perguntar que lombra foi essa? Como a cena do cara vestido com a capa de lobo... O que era aquilo? Muito Coen para mim...

Amei a voz que Jeff Bridges faz, todo o álcool e toda a sua coragem estão claramente passadas no tom de sua voz.

Um filme sobre bravura, coragem, um filme para macho mas que, com toda docilidade escondida nas entrelinhas, este é um filme que mulherzinhas gostarão, assim como eu gostei. Vale conferir.Excelente

Um comentário:

  1. Gostei muito desse filme, e olha que western nem é meu gênero favorito.

    ADORO Bridges e Damon e a garotinha fez bonito roubando cenas!

    Filme super recomendado!

    beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails