quarta-feira, 9 de março de 2011

Morrer é nascer em um novo mundo

Além da Vida (Hereafter)

alem-da-vida-poster1 Ano: 2010

Direção: Clint Eastwood

Duração: 129 min.

Gênero: Drama

Elenco: Matt Damon (George Lonegan); Cécile de France (Marie LeLay); George McLaren (Marcus); Frankie McLaren (Jason).

"Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças. "

Engraçado que, sempre que penso no Clint Eastwood me vem à mente Os Imperdoáveis, e associo seu nome aos filmes para machos. Mesmo depois das Pontes de Madison, Clint Eastwood é sinônimo de macho. Por isso foi uma grata surpresa de ver seu nome na direção de um filme voltado ao mundo espiritual.

É sabido que o fim existe e que ele é inevitável, mas não temos certeza do que há do outro lado. Neste filme, fica claro que, como em quase tudo na vida, existem as pessoas sérias e os picaretas que se aproveitam da dor das pessoas para explorá-las. Hereafter é de uma beleza cruel e dolorida, um filme lento, mas instigante. As cenas do tsunami são de uma realidade impressionante, pavorosa! Eu, que tenho medo do mar, me arrepiei toda! Deus me livre! Um horror! E a relação entre os dois irmãos e a mãe drogada é de partir o coração mais duro do mundo. São cenas que mexem com a gente, lá dentro, bem no fundo. Algo incomoda, dói, perturba. Você fica a imaginar como haverá de ter um final feliz para tanta dor e tanta perda. Já não chega Marie quase perder a vida física, e logo ela perde realmente a vida vivida por ela, seu emprego, suas lutas, seu pseudo “amado”? Ou a separação dos irmãos e da mãe? Por que tanta dor? Creio que George está certo ao ver seu dom como uma maldição. Não ia gostar de ter gente ao meu redor, somente para que eu falasse com seus mortos. Não. Isso seria terrível. Ajudar é uma coisa, ser explorado é outra.

O que mais achei interessante neste filme é que a morte vem atrelada ao velho conceito de renovação, de recriação e de mudança. Morrer é nascer em um novo mundo, em uma nova vida, e creio que nós morremos um pouco todos os dias, para renovarmos nossa vida constantemente. Para toda dor, existe um remédio, uma cura, basta procurá-los.

Os garotinhos Frankie e George McLaren dão um show de atuação. Os olhares, a cumplicidade e o sofrimento são tão claros e tão bem passados em seus gestos, que seus personagens nos envolvem em sua triste história. É como se você sentisse a dor deles.

E Matt Damon, depois das porradas dos vários Bournes, está perfeito e convincente como George, o vidente sensível que sofre para ter uma vida normal, enquanto seu irmão só pensa em explorá-lo.

E quanto a Cécile De France, essa linda atriz belga, mas quase francesa (mudou-se para a França aos 17 anos), o que posso dizer é que ela é cativante e divina em seu papel. Seus olhos são tão expressivos que você vê o pânico estampado neles quando ela é atingida pela tsunami, a luta por sua vida, o vazio em sua quase morte... Ela é mais um bom presente que o cinema francês dá ao mundo.

Como eu gosto do tema, sou suspeita para falar, mas Hereafter foi e é um dos melhores filmes ligados ao lado espiritual que vi nos últimos anos. Sensível, triste e envolvente. Nem só de macho Clint Eastwood é feito. Vale conferir. Excelente

Um comentário:

  1. ADORO Clin Eastwood e Matt Damon é um fofo sem igual!

    Sempre associo Clint a Pontes de Madison, que eu amei demais.... acho ele incrível como ator mas sobretudo como diretor.

    Estou esperando esse filme em dvd ansiosamente, já que perdi no cinema! :(

    obrigada pela ótima dica!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails