domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um balde de lágrimas...

Não gosto de filmes que me fazem chorar, principalmente não gosto de filme de sofrimento, pois creio que a vida, naturalmente, é tão dura que, quando me planto na frente de uma televisão ou numa sala de cinema, tem que ter diversão, relaxamento e docilidade. Mas existem momentos em que fujo disso tudo e me entrego ao balde de lágrimas e deixo todo o sofrimento vir. É como uma lavagem da alma...

Bem, indo direto ao ponto: são três filmes. Três histórias radicalmente diferentes, mas em todas existem três ligações: amizade, lágrimas e perdas.

A perda de um irmão, a promessa feita, o compromisso, e depois de muito sofrer a descoberta do amor que liberta e salva, que faz seguir em frente... Assim é Morte e Vida de Charlie. Um filme emocionante, tocante, fofo, mas ao mesmo tempo triste, muito triste. Superar a morte de quem a gente ama é muito, muito difícil. E em alguns casos, nem o tempo cura...

Já em Sempre ao Seu Lado, eu chorei cântaros. A lealdade do melhor amigo do homem é infinita e senti uma tremenda saudade do Häns (meu dálmata – de quando eu tinha 14 anos). Como minha filha mesma diz, ver filme de bichinhos não dá, é choro na certa. Ainda mais quando a gente sabe que é baseado em uma história real. Um filme especial, sem muita coisa, sem firulas, só o Richard Gere divinamente lindo (como sempre) e um akita (de olhar meio – apaixonante). Sei que é um filme de 2009, mas como eu não tinha ainda assistido, pois vinha evitando ele na locadora, com medo de dar no que deu. Creio que chorei tudo que pude chorar por um ano, devo já está com crédito de lágrimas.

E tem o que eu menos gostei, mas não menos importante, Não Me Abandone Jamais. Sobre a amizade, sobre o amor, o vínculo dos três amigos, não tenho o que falar, perfeito. O que eu não gostei foi a base da estória, seguiu o estilo de “A Ilha” (2005), e esse tipo de ficção me enoja, não gosto do conceito criar para depois matar. Não concebo na minha mente (Tico&Teco) alguém gerar um ser humano apenas como um doador, como um boneco que você compra em uma loja e depois desmonta ele todinho em casa, não dá, realmente não cola no meu juízo. É um filme depressivo, e se você não está com a alma no seu juízo perfeito, não assista, pois vai levá-lo direto para a camada abaixo do pré-sal.

Morte e Vida de Charlie (Charlie St. Cloud)

Chalie St Cloud Ano: 2011

Direção: Burr Steers

Duração: 99 min.

Gênero: Drama; Romance

Elenco: Zac Efron (Charlie St. Cloud); Kim Basinger (Claire St. Cloud); Ray Liotta (Florio Ferrente); Amanda Crew (Tess Carroll); Charlie Tahan (Sam St. Cloud); Augustus Prew (Alistair Wooley); Donal Logue (Tink Weatherbee); Dave Franco (Sully).

Os irmãos Charlie (Zac Efron) e Sam (Charlie Tahan) eram extremamente unidos e amigos, até que um dia, um trágico acidente acontece e Sam morre. A partir deste momento a vida de Charlie muda radicalmente. Ele abandona seu futuro promissor e passa a cuidar do cemitério da cidade, onde ele descobre o dom de manter contato com os mortos. Assim, todos os dias do que sobrou da sua triste vida, ele se encontra com o espírito de seu falecido irmão. Anos mais tarde, Charlie reencontra uma jovem da escola (Amanda Crew) e passa a sentir por ela uma forte atração. Agora, ele precisa decidir entre manter a promessa que fez ao irmão de nunca mais o abandonar, ou seguir o desejo de seu próprio coração e dar um novo rumo para a sua vida.  

Sempre ao Seu Lado (Hachiko – A Dog’s Story)

1258349460_103855_000_g Ano: 2009

Direção: Lasse Hallström

Duração: 93 min.

Gênero: Drama

Elenco: Richard Gere (Parker Wilson); Joan Allen (Cate Wilson); Sarah Roemer (Andy Wilson); Cary-Hiroyuki Tagawa (Ken); Jason Alexander (Carl); Erick Avari (Shabir); Davenia McFadden (Mary Anne); Kevin DeCoste (Ronnie); Robbie Sublett (Michael); Tora Hallstrom (Heather); Donna Sorbello (Myra).

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida. Baseado em uma história real, Sempre ao seu Lado, é um emocionante filme sobre lealdade.

Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go)

Poster Ano: 2011

Direção: Mark Romanek

Duração: 103 min.

Gênero: Drama; Ficção; Suspense

Elenco: Keira Knightley (Ruth); Carey Mulligan (Kathy); Andrew Garfield (Tommy); Andrea Riseborough (Miss Lucy); Charlotte Rampling (Miss Emily); Izzy Meikle-Small (Young Kathy); Ella Purnell (Young Ruth); Charlie Rowe (Young Tommy); Domhnall Gleeson (Rodney).

Baseado num elogiado best-seller de Kazuo Ishiguro, Não me Abandone Jamais é uma triste história de amor, perdas e verdades encobertas. Kathy (Carey Mulligan), Tommy (Andrew Garfield) e Ruth (Keira Knightley) passam a infância em Hailsham, na Inglaterra, um aparentemente idílico colégio interno onde descobrem um segredo sombrio e assustador sobre seu futuro. Ao deixarem a proteção da escola para trás e se aproximarem cada vez mais do terrível destino que os aguarda quando se tornarem adultos, eles terão de lidar com sentimentos profundos de amor, ciúme e traição que ameaçam separá-los para sempre.

Um pequeno comentário para finalizar... ODEIO os títulos merrecas que arrumam nas traduções. Gostaria de saber quem é o gênio que bola essas coisas horripilantes e sem noção.

Bem, se você gosta de chorar, de sofrer, de introspecção e muitas e muitas lágrimas, assista a qualquer um dos três e deleite-se. Eu gostei apesar da choradeira, mas vale conferir.

Interessante

Um comentário:

  1. Dos 3 só assisti por enquanto Sempre ao seu lado! Triste demais mesmo, sobretudo nas cenas da espera do cão na estação de trem. Meu Deus!

    Quanto aos outros, vou ter que conferir..mas sei lá, sempre encaro filmes tristes...não gosto tanto, mas assisto. Depois volto pra te contar!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails