terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LUCY MARIA BOSTON

Através do Tempo (From Time To Time)

From_Time_to_Time Ano: 2009

Direção: Julian Fellowes

Duração: 95 min.

Gênero: Drama

Elenco: Alex Etel(Tolly); Maggie Smith (Linnet); Dominic West (Caxton); Timothy Spall (Boggis); Hugh Bonneville (Captain Oldknow); Carice Van Houten (Maria Oldknow); Eliza Bennett (Susan); Pauline Collins (Mrs. Tweedle); Harriet Walter (Lady Gresham); Douglas Booth (Sefton); Allen Leech (Fred Boggis); Kwayedza Kureya (Jacob).

Esta é a história de Tolly, um garoto de aproximadamente 13 anos que vai passar as férias com a avó paterna em sua mansão, no sul da Inglaterra. O período é o final do ano de 1944, durante a II Guerra Mundial. A casa é muito antiga e as paredes escondem histórias e fantasmas que o tempo não conseguiu apagar. Tolly começa a ver os fantasmas do passado e a dividir com eles sua história, onde, passado e presente se misturam formando uma trama que pode levá-lo a desvendar mistérios há muito esquecidos em outras épocas.

Amei esse filme! É uma mistura de “Os Outros”(2001) com “Linha do Tempo” (2003). O passado depende do presente e o presente não existiria sem o passado. Com um elenco de peso da dramaturgia inglesa, infelizmente “From Time To Time” passou despercebido pelo mundo. Pouca gente viu ou ouviu falar desta obra.

O diretor Julian Fellowes foi buscar no baú de sua infância a fascinante história das aventuras do garoto Tolly, adaptado do clássico romance infantil The Chimneys of Green Knowe (As Chaminés de Knowe Verde de 1958), segundo livro de uma série de seis, escritos pela inglesa Lucy Maria Boston (1892-1990).

Algumas considerações interessantes...

  • Lucy M. Boston só teve seu primeiro livro publicado após seus 60 anos de idade.
  • Todas as histórias são passadas em Green Knowe, uma bela casa antiga que foi inspirada da verdadeira casa de Lucy, The Manor, em Hemingford Grey, Cambridgeshire, Grã-Bretanha. The Manor tem mais de 900 anos e é uma das casas mais antigas de toda a Bretanha.
  • As histórias de Lucy são baseadas nas experiências familiares vividas por ela.
  • No início da década de 1950, Lucy Boston começou a pensar em escrever a sério. Seu único filho, Peter foi sua inspiração para Tolly, e ele passou a fazer todas as ilustrações para seus livros. Hoje, a viúva de Peter, Diana, mantém a casa (The Manor) aberta ao público. Se você estiver um dia de bobeira na Grã-Bretanha, dá uma passadinha para visitar a casa e o jardim (dizem que é lindo), entre no site http://greenknowe.co.uk/index.html para obter mais informações.
  • Diana Boston foi de extrema importância para a realização da adaptação cinematográfica das chaminés de Green Knowe. Após assistir a inúmeras entrevistas de Julian Fellowes dizendo que a série fazia parte de seus livros favoritos da infância, Diana resolveu procurar o diretor, contar que ela morava na verdadeira Green Knowe e quem era ela. Daí para frente, tudo começou a andar e logo From Time To Time já estava pronto.
  • Diana, além de ser a guardiã da casa The Manor, ela trabalha arduamente para manter vivo o legado de Lucy M. Boston, editando independentemente a maioria dos seus livros.

É um filme bonito, muito britânico, sobre família e seus segredos. Vale conferir. Eu amei.

Interessante

4 comentários:

  1. Gostei da resenha Cris! Adoro filmes assim!
    Será que tem em dvd?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não, Sandrinha. Nem nos EUA. Por ser filme inglês e não foi badalado, é raríssimo de encontrar. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails