quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Intocáveis – O segundo suspiro

Intocáveis (Intouchables)

intocáveis Ano: 2011

Direção: Olivier Nakache / Eric Toledano

Duração: 112 min.

Gênero: Drama / Comédia.

Elenco: François Cluzet (Philippe); Omar Sy (Driss); Anne Le Ny (Yvonne); Audrey Fleurot ( Magalie); Clotilde Mollet (Marcelle); Alba Gaïa Kraghede Bellugi (Elisa).

“Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.”

Filme inspirado no livro “O Segundo Suspiro” de Philippe Pozzo Di Borgo.  intouchables-car

Um desbunde. Essa é a melhor palavra para descrever esse filme. Geralmente, filmes baseados em histórias verídicas são tristes, dramáticos e profundos. Não é o caso de “Intocáveis”. A história no filme deveria ser triste e cheia de dramalhões, mas não é. É mais do que isso. É uma risada de alegria, uma gargalhada de deboche. Cada cena, por mais estranho que pareça, é acompanhada por um sorriso. Isso mesmo, um sorriso em pleno drama. Muito se deve a atuação espetacular de Omar Sy, esse ator negro lindo e com um sorriso deslumbrante que cativa o telespectador desde a primeira cena. É uma figuraça!!! E sem falar no cheio de pompa Philippe, interpretado divinamente pelo francês François Cluzet – lembro-me dele no filme John & Janis. 

Daí dá para entender o sucesso desse filme no mundo todo, ainda mais sendo uma produção francesa e não americana. 

Muito já se escreveu sobre esse filme, afinal, ele ficou hiper badalado. Por isso não quero entrar em detalhes. Só digo uma coisa: ASSISTA! Vale cada segundo. Se você estiver triste, se você estiver alegre, independente do estado de espírito, ASSISTA! Ele levanta seu astral de uma maneira incrível. Recomendadíssimo. Diversão garantida, com direito a suspiros, torcidinha e tudo mais.

  Excelente

 

 

O Segundo Suspiro (Le second souffle suivi Du Diable gardien)

SegundoSuspiro Ano: 2012

Autor: Philippe Pozzo di Borgo

Editora: Intrínseca

Brochura – 21 x 14 cm

1ª Edição – 232 pág.

"Philippe Pozzo di Borgo era um executivo de sucesso e herdeiro de duas tradicionais famílias francesas. Porém em 1993 sua vida sofre uma reviravolta dramática quando, após um acidente de parapente, ele fica tetraplégico. Na mesma época, sua mulher, Béatrice, enfrenta uma doença terminal. Em meio à dor, Pozzo di Borgo isola-se em sua luxuosa casa em Paris e passa a ter como acompanhante o argelino Abdel, genioso e desinibido com as mulheres - mas que, por trás de sua fachada temperamental, também sofre da solidão e da sensação de deslocamento. Entre o aristocrata e seu 'diabo guardião', surge uma inesperada camaradagem que transforma suas vidas. Abdel introduz em seu cotidiano a aventura e o imprevisível, e Pozzo di Borgo descobre que, mesmo nas mais adversas das condições, é possível cultivar um intenso apetite pela vida, voltar a amar e ser amado."

Este livro foi escrito em duas partes. A primeira edição francesa estava esgotada e compreendia o período da vida de Philippe até 1998, conhecido como “O segundo suspiro”. Com o lançamento do filme “Intocáveis”, a editora propôs ao autor reeditar o livro com o complemento “O diabo guardião”, que compreende o período de 1998 (quando termina O segundo suspiro) até 2004. Com isso, fica claro que, a primeira parte do livro é a amostra do verdadeiro Philippe, um cara muito egoísta e cheio de problemas e que, mesmo com a mulher sofrendo de um câncer agressivo, ele continuava a olhar mais para o próprio umbigo do que para o mundo ao seu redor. Com o filme, veio à necessidade de abrir mais as informações sobre Abdel e o seu papel junto a Philippe e a Béatrice. Não que ele não fosse importante, bem pelo contrário, ele ensinou e mostrou outro mundo e outra maneira de ver o mundo a Philippe. Mas é justamente aí que eu me frustrei com o livro.

Tudo bem que, para se fazer o filme, foram necessárias diversas adaptações e algumas sutis alterações na história. Mas no livro é como se o Philippe só tivesse acordado para olhar o Abdel com outros olhos após a filmagem do documentário (não do filme) sobre sua vida. Ele só começa a detalhar a relação de amizade entre eles somente em “O diabo guardião”, e contar mais das maluquices do Abdel e da sua própria humanização.Abdel e Philippe

Um detalhe intessante é como surgiu o nome “Intocáveis”, pois vem daquela casta famosa indiana das pessoas impuras. Na sociedade que Philippe vivia, Abdel Sellou – um homem bruto, vindo do norte da África, além de tudo mulçumano – estava na pior das piores situações da escória que vive nos guetos das cidades francesas, ou seja, ele era pra lá de “intocável”, e na situação que Philippe passou a viver após o acidente e a morte de sua esposa, fez ele se sentir também “intocável”, o tipo de pessoa que ninguém queria por perto. Isso, só fica claro no livro, nos pequenos detalhes que Philippe vai abrindo aos poucos, mas de uma forma um tanto quanto confusa.

Em resumo, a história é interessante, mas como em raros casos, o filme é pra lá de grandioso, e eu realmente esperava bem mais do livro. Um bom livro que, por muitas vezes cansativo, por causa das viagens e divagações excessivas do Philippe. Mas não passa disso. Dá para ler numa tarde sem ter nada o que fazer. Fiquei muito frustrada. Lembro de que, quando terminei de ver o filme, saí direto para comprar e devorar o livro, já que o filme era tão fantástico, o livro deveria ser insuperável! Mas não foi. Um bom livro, mas não passa disso. Não espere muito.

 transy_BOM

2 comentários:

  1. Normalmente fico com um pé atrás com filmes franceses... mas quem sabe eu dê uma chance a esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, garanto, você vai gostar! É divertido e inspirador. Assista. E depois me conta o que achou. Bjs

      Excluir

Related Posts with Thumbnails